PlayStation3 à venda a partir da meia-noite de hoje
A Sony lança à meia-noite de hoje em Portugal a PlayStation 3 (PS3), nova consola de videojogos que funciona também como leitor de DVD de alta definição, graças à tecnologia Blu-Ray, permite aceder à Internet e jogar on-line.
às 00:00 de sexta-feira haverá lojas em todo o país a vender os primeiros exemplares da nova consola, nomeadamente a Fnac e Worten do Colombo/Lisboa, Toys `r` us Colombo/Lisboa, Almada e Matosinhos e El Corte Inglés.
Em declarações à Lusa, João Simões, responsável de comunicação do lançamento da PS3 do Toys `r` us, garantiu estarem disponíveis cerca de 400 consolas, esperando-se uma grande afluência às lojas, principalmente à do Colombo.
Os primeiros 20 compradores no Toys `r` us ganharão automaticamente uma entrada para a "Playhouse 3", um espaço futurista, que permite desfrutar de todas as funcionalidades da consola em diferentes divisões.
O director de marketing da Sony Computer Entertainment Portugal, Gonçalo Fialho, classificou a nova PlayStation como "mais que uma consola".
A PS3 é um "centro de entretenimento multimédia de alta definição", disse o responsável da Sony à Lusa.
Além de ser uma consola de jogos, a PlayStation 3 funciona como um leitor de DVD de alta definição, permite o acesso à Internet e ainda jogar on-line, bastando para isso um registo gratuito na PlayStation Network.
A PlayStation 3 vem equipada com uma unidade de Blu-Ray, formato de disco óptico que permite gravar, regravar, armazenar e visualizar conteúdos de alta definição.
A nova consola vem suceder à PlayStation e PlayStation 2 e compete com a Xbox 360 da Microsoft, que lançou recentemente o seu DVD de alta definição, e a Wii da Nintendo.
A imagem terá uma resolução de 1080p, o que significa uma definição cinco vezes maior que a produzida actualmente pelos jogos de consolas e leitores de DVD.
Além da utilização da tecnologia Blu-Ray, para tirar partido de todas as vantagens dos filmes de alta definição e gráficos, e de um som áudio digital avançado, o utilizador deve utilizar a tecnologia HDTV (televisão de alta definição), embora a PS3 suporte igualmente uma televisão normal.
A tecnologia HDTV permite a reprodução de imagem e som mais nítidos e realistas, tendo quatro vezes mais resolução que uma televisão de resolução normal.
Para criar experiências em "tempo real", mais detalhadas e menos previsíveis que as gerações anteriores de dispositivos de jogos, a PlayStation 3 vai dispor de um processador Cell.
A PlayStation 3 vem equipada com um comando sem fios de origem, com ligação via bluetooth.
O comando, designado por Sixaxis, dispõe de sensor de movimento e maior sensibilidade analógica.
A PlayStation 3 pode ser utilizada por seis pessoas, cada um com acesso a conteúdos exclusivos, sendo apenas partilhável o conteúdo multimédia.
Além disso, o utilizador pode aceder aos conteúdos da sua PlayStation 3 em qualquer parte do mundo, mesmo desligada, através da PlayStation Portable, bastando, para isso, ter acesso a um ponto Wi- Fi.
Estarão disponíveis no mercado cerca de 30 jogos, entre os quais Heavenly Sword, Eye of Judgement, Motor Storm, Singstar, Sonic:
the hedgehogm com um preço de lista de 59,99 euros. Três dos novos jogos estarão disponíveis em versão portuguesa.
Paralelamente aos jogos de alta definição, a Sony vai lançar experiências exclusivas desenvolvidas para a PlayStation Network, cujo registo será totalmente gratuito, com preços que variam entre os 2,99 e os 9,99 euros.
A versão de 20 GB custará 499 euros enquanto a de 60 GB tem o valor de 599 euros.
Na Europa só vai estar disponível, para já, a versão de topo com disco rígido de 60 GB.
A empresa justifica esta limitação com dificuldades logísticas, uma vez que considera o mercado europeu "o mais complexo" em termos de distribuição.
Gonçalo Fialho afirmou que se tratou de uma opção para a Europa, dado que "os consumidores querem o melhor", não excluindo a hipótese de a versão de 20 GB ser também lançada na Europa, "caso a procura o justifique".
Além desta limitação, cerca de 200 videojogos mais antigos não serão compatíveis com a PS3, embora a fabricante japonesa já tenha anunciado que vai resolver "em breve" o problema, através de actualizações gratuitas que estarão disponíveis na Internet.
A partir de sexta-feira, a empresa apresenta uma lista com os jogos que serão ou não compatíveis com a PlayStation 3.
Esta incompatibilidade vem contrariar os anúncios da Sony que garantiam uma total compatibilidade com aplicações e software desenvolvidos para as duas versões anteriores da consola.
A consola foi lançada a 11 de Novembro de 2006 no Japão e a 17 de Novembro nos Estados Unidos, Canadá, Hong Kong e Taiwan.