Portagens. Brisa disponível para negociar com Governo redução no aumento previsto para 2023

A Brisa está disponível para negociar com o Governo uma redução no aumento das portagens a definir em outubro, segundo António Pires de Lima, presidente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Antena 1 /

Antena 1

Em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios, António Pires de Lima, CEO da Brisa, disse já ter manifestado essa vontade ao governo. 

De acordo com o contrato de concessão, a subida do valor da portagem está indexada ao indicador da inflação até outubro. Se o Executivo nada fizer para encontrar um mecanismo para compensar a Brisa desse aumento, o preço sobe em função da inflação. 

Pires de Lima lembra que se trata de uma opção política, mitigar ou não, o aumento previsto. Há duas possibilidades em cima da mesa: ou o Estado compensa financeiramente a Brisa ou paga em tempo, renegociando o contrato de concessão. Pires de Lima diz que a "Brisa não precisa necessariamente de cheques". Pires de Lima lembra que se trata de uma opção política, mitigar ou não, o aumento previsto.

É uma entrevista conduzida pelos jornalistas Rosário Lira, da Antena1 e Vítor Rodrigues Oliveira do Jornal de Negócios, e para seguir este domingo na Antena 1.
PUB