Porto de Mós vai lançar concurso de 4,2 ME para ampliação de área empresarial
A Câmara de Porto de Mós aprovou o lançamento do concurso para a construção das infraestruturas da primeira fase de ampliação da Área de Localização Empresarial da sede do concelho, empreitada de 4,2 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Numa nota de imprensa, esta autarquia do distrito de Leiria afirma tratar-se da "obra de maior dimensão alguma vez lançada pelo Município de Porto de Mós".
O investimento inclui a construção das redes viária, de abastecimento de água, de drenagem de águas pluviais e residuais, elétrica, de telecomunicações e de gás, além da construção de espaços verdes, adianta a nota.
Segundo o município, a par desta empreitada, foram investidos "nos últimos dois anos cerca de 1,2 milhões de euros na aquisição dos terrenos necessários para a sua ampliação".
Na mesma nota, a autarquia refere que a Área de Localização Empresarial de Porto de Mós situa-se "junto aos principais eixos rodoviários", apontando os itinerários complementares 2 e 9, e Autoestrada 19, com ligação às autoestradas 1 e 8.
"Depois de integralmente concluída, passará a ter uma área de 121 hectares, que corresponde a uma ampliação de 65 hectares (mais do dobro do existente), sendo disponibilizados na primeira fase [de ampliação] 38 novos lotes", explica.
A Câmara esclarece ainda que aprovou "o anteprojeto da segunda fase da ampliação, tendo já sido manifestada intenção junto da CCDRC [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro] para a candidatura a fundos comunitários e sua posterior concretização".
À agência Lusa, o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, explicou que a empreitada da primeira fase de ampliação da Área de Localização Empresarial tem um prazo de execução de 16 meses e um financiamento de fundos comunitários na ordem de um milhão de euros.
"É uma obra muito importante. Tendo em conta a localização, temos bastante procura e é fundamental, por forma a fixar empresas, o aumento dos postos de trabalho e, consequentemente, de novos residentes no concelho", afirmou.
Jorge Vala declarou que o objetivo é iniciar a segunda fase de ampliação -- cerca de 40 lotes -- assim que haja financiamento, referindo que haverá uma terceira fase, "de menor dimensão".
Está ainda prevista a construção de um centro de apoio empresarial, com auditório, espaços para formação e que vai acomodar algumas entidades associativas ligadas ao setor empresarial, e, eventualmente, um espaço de restauração, acrescentou o autarca.
A Área de Localização Empresarial de Porto de Mós conta atualmente com 31 empresas que empregam cerca de 430 pessoas.