Portucel e Semapa destacam-se com subidas e novos máximos

A Portucel e a Semapa foram hoje os títulos em destaque na Euronext Lisboa, com bons ganhos e com a fixação de novos máximos.

Agência LUSA /

Os títulos da Portucel ganharam uns fortes 7,64 por cento, para 1,55 euros, novo máximo desde Novembro de 2004, o preço pago pela Semapa na Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a papeleira.

Os operadores contactados pela Lusa acreditam que esta subida se deve a um +research+ positivo por parte do Millennium bcp investimento, até porque não têm sido conhecidas grandes notícias em relação à empresa.

O Millennium Bcp atribuiu às acções da Portucel um preço-alvo de 2 euros, um potencial de valorização de perto de 30 por cento face à cotação actual, graças a melhorias na estrutura de capital e condições de crédito.

Em nota de "research", a casa de investimento reitera a sua recomendação de compra do título, com um grau de risco médio, calculando um preço alvo de dois euros para o final do exercício de 2006.

Segundo um analista técnico contactado pela Lusa, o valor dos 1,55 euros é uma resistência muito importante, já várias vezes testada pelas acções, que não conseguiram "furar" essa barreira e voltaram para baixo.

Caso esta resistência seja quebrada, novos ganhos poderão seguir-se, embora a liquidez reduzida do papel retire alguma previsibilidade à sua evolução.

A Semapa, que detém cerca de 67 por cento da Portucel, também viveu um dia muito forte, valorizando 2,02 por cento, para 5,06 euros, tendo fixado novo máximo desde Julho de 1998, nos 5,1 euros, sem que fossem conhecidas quaisquer notícias que justifiquem este ganho.

PUB