Economia
Guerra na Ucrânia
Portugal compromete-se com ajuda à Ucrânia de 220 milhões este ano
A ajuda portuguesa à Ucrânia alcançará este ano um valor superior a 220 milhões de euros, sendo repetido em 2025, segundo o primeiro-ministro, que reiterou o compromisso de atingir os 2% de investimento em defesa em 2029.
Foto: Michael Reynolds - EPA
A cimeira, que se iniciou na terça-feira com uma cerimónia evocativa dos 75 anos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, siga em inglês), tem entre os temas centrais o apoio à Ucrânia, com uma proposta do secretário-geral, Jens Stoltenberg, para que a Aliança se comprometa com um valor anual de 40 mil milhões de euros.
Aos jornalistas, o primeiro-ministro português reiterou o compromisso, já assumido no final de junho, de apresentar na cimeira um plano para que Portugal atinja um investimento em segurança e defesa de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2029.
"Nós temos um compromisso que ontem mesmo formalizei numa carta que enviei ao secretário-geral da NATO de que o atingir dos 2% da nossa despesa orçamental com a área da defesa será atingido um ano antes daquilo que estava previsto, em 2029", disse.