Portugal conta com 1,4 milhões de casas cabladas com fibra ótica - Anacom

Lisboa, 17 nov (Lusa) - Cerca de 1,4 milhões de habitações já estavam cabladas com fibra ótica no final do terceiro trimestre de 2010, no conjunto de todos os operadores portugueses, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

© 2010 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com um comunicado do regulador, o número de alojamentos com acessos suportados na tecnologia EuroDOCSIS 3.0, utilizado pelos operadores de TV por cabo para prestarem serviços de alta velocidade, atingiu os 3,4 milhões, sendo cerca de 2,4 vezes superior ao número de alojamentos cablados com fibra óptica (FTTx).

No total, o número de alojamentos preparados para aceder à internet de alta velocidade atinge os 4,8 milhões, contra quatro milhões no final de 2009, adianta a Anacom, acrescentando que os acessos de alta velocidade concentram-se nas regiões de Lisboa e do Norte.

PUB