Portugal e Venezuela assinam contratos que rondam seis mil milhões de euros

Lisboa, 18 jun (Lusa) -- Portugal e a Venezuela assinaram hoje 14 protocolos de cooperação durante a visita do Presidente Nicolás Maduro a Portugal, que abrangem desde a construção civil às obras públicas, setor agroalimentar ou turismo, num valor estimado de seis mil milhões de euros.

Lusa /

O acordo mais significativo foi garantido pela empresa de construção Teixeira Duarte, através do memorando de entendimento com o ministro das Finanças da Venezuelana, que estabelece o compromisso de celebrar um contrato de obras públicas para a construção da nova Autoestrada Caracas - La Guaria avaliado em 4,4 mil milhões de dólares (3,2 mil milhões de euros).

"É um percurso de 19 quilómetros, nove quilómetros de túneis e quatro quilómetros em viadutos, com três vias em cada direção. A execução é de 54 meses e a ata de início deverá ser assinada dentro de quatro meses", precisou à Lusa Luís Alves, representante na Venezuela da Teixeira Duarte, Engenharia e Construções.

Este foi o contrato mais significativo entre 14 protocolos, atas, programas de cooperação ou memorandos de entendimentos bilaterais hoje assinado entre empresários e responsáveis políticos dos dois países, numa cerimónia que decorreu no CCB e que conclui a 8ª comissão mista Portugal-Venezuela.

"Angola e Venezuela são os nossos mercados mais importantes, mas em termos de construção, a Venezuela será a partir deste ano o mais importante", confirmou Jorge Catarino, administrador da Teixeira Duarte.

E empresa de construção civil portuguesa garantiu ainda a apresentação de uma "proposta económica e técnica" para o desenvolvimento de mais quatro projetos, que inclui a construção de molhos turísticos, e a construção ou reabilitação de portos.

Acordos bilaterais para a construção de habitação social, no setor agroalimentar, ou a sinalização rodoviária da grande Caracas foram ainda outros projetos sublinhados.

A cerimónia, que decorreu no CCB, na presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, do chefe da diplomacia Paulo Portas e de vários membros do Governo e empresários dos dois países, assinalou a etapa final da visita de algumas horas que o Presidente da Venezuela efetuou hoje a Portugal, no âmbito do seu primeiro périplo europeu.

Tópicos
PUB