Portugal afetado por apagão que também desligou regiões de Espanha e França

por Lusa
DR

Um problema no fornecimento de eletricidade na Europa está a atingir vários países, entre os quais Portugal, confirmou à Lusa fonte da EDP.

A fonte, sem especificar, deu conta de que, pelas 17:00, havia vários concelhos no país sem acesso a eletricidade.

Em comunicado enviado às redações, a E-REDES precisou que, "na sequência de um problema registado hoje na rede elétrica europeia, a rede nacional foi afetada, tendo sido necessário proceder, por indicação da REN, a uma interrupção de serviço nalgumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede".

"A E-REDES, em articulação com a REN, está a iniciar a reposição progressiva do serviço nas zonas afetadas", lê-se ainda na breve nota de imprensa.

Segundo o Jornal de Notícias os concelhos de Vila Praia de Âncora, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Braga, a Norte, e Sintra e Setúbal, a Sul, foram atingidos pelo "apagão".Centro 112 de Lisboa afetado pela falha de energia

O centro operacional do 112 de Lisboa foi afetado pela falha de eletricidade, mas o atendimento das chamadas foi assegurado com a entrada em funcionamento dos sistemas de redundância, segundo a Polícia de Segurança Pública.

O porta-voz da PSP, Nuno Carocha, disse à Lusa que a falha de eletricidade abrangeu o 112 em Lisboa, mas que "de imediato" entraram em vigor os protocolos de redundância: "O atendimento de emergência foi plenamente assegurado a todo o tempo".Diversas regiões de Espanha e França afetadas pelo apagão

Avarias nas linhas de alta tensão em Espanha e França estão a provocar cortes de energia que afetam centenas de milhar de pessoas em diversas regiões destes dois países.

Uma avaria na linha de "muito alta tensão de 400.000 volts" da Rede Elétrica Espanhola provocou um apagão que afetou centenas de milhar de pessoas em toda a Espanha, de acordo com as empresas Iberdrola e Endesa.

Também em França, a Costa Basca está a ser afetada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de `media` locais, que noticiam apagões desde Hendaye até Bayonne e afetam outras centenas de milhares de pessoas.

Na região de Borgonha, cerca de 25.000 casas estão sem energia, depois de fortes tempestades que afetaram a região, segundo os `media` locais.

Os apagões, que também estão a afetar vários concelhos em Portugal, ocorrem desde o início da tarde e estão a afetar seletivamente diversas regiões da Península Ibérica e também de França.

Em Espanha, as comunidades autónomas mais afetadas são Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.

Tópicos
pub