Portugal será porta de entrada da maior rede de produtos naturais na Europa

São Paulo, Brasil, 10 Jan (Lusa) - A brasileira Mundo Verde, a maior rede de lojas de produtos naturais e orgânicos da América Latina, iniciará a sua actuação no mercado europeu a partir de Portugal, onde se vai instalar em Março.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A primeira unidade será inaugurada em Março deste ano, na cidade do Porto, que servirá como base de expansão da rede para outros países, nomeadamente Espanha, França e Inglaterra.

"Escolhemos começar por Portugal por causa da facilidade da língua e da legalização dos produtos brasileiros, que é menos burocrática na Europa", afirmou o director da rede, Elísio Joffe.

Os planos da rede Mundo Verde incluem a abertura de pelo menos 30 lojas até 2018, número que poderá ascender a 50 unidades em 10 anos, na Europa, por meio da venda de franquias.

Em Portugal, o investimento mínimo para os interessados na aquisição de uma franquia de uma loja de 60 metros quadrados será de cerca de 80.000 euros, com uma facturação inicial entre 300.000 e 500.000 euros.

A nova loja no Porto oferecerá, entre outros, alimentos orgânicos, complementos para atletas, incensos e cosméticos naturais, 60 por cento importados do Brasil e o restante produzido em Portugal e em outros países europeus.

O início da actividade em Portugal é resultado de três anos de avaliação do mercado e de negociações com um parceiro local, o empresário luso-brasileiro José Manoel Rodrigues Ferreira.

Segundo análises da rede brasileira, a busca da saúde do corpo e da mente são tendências mundiais que cresceram acima da média, em Portugal, nos últimos dez anos.

O investimento em Portugal faz parte do processo de internacionalização da rede, iniciado em Março de 2007, com a abertura de uma unidade em Luanda.

A segunda loja será aberta em Abril deste ano, também na capital angolana, o que representará um investimento de 385 mil euros.

Os planos da rede brasileira incluem ainda a abertura de seis unidades, uma por ano, até 2012, em Angola, em parceria com a empresa angolana Nutrição e Saúde.

Fundada em 1987 como uma empresa familiar, a rede Mundo Verde detém actualmente 120 lojas no Brasil, onde planeia abrir dez unidades por ano até 2010.

Em 1993, a empresa decidiu aderir ao sistema de franquias para se expandir, mantendo actualmente apenas uma unidade própria, localizada na cidade de Petrópolis, a 70 quilómetros do Rio de Janeiro.

"Trata-se de um modelo de negócio bem sucedido, com capacidade de rápida expansão e temos boas razões para acreditar que em Portugal não será diferente", salientou Elíseo Joffe.

MAN.

Lusa/Fim


PUB