Portugal Telecom em 1º lugar na lista dos maiores investidores no Brasil

A Portugal Telecom (PT) foi o maior investidor português em 2005 no Brasil, com 70 milhões de dólares (57 milhões de euros) aplicados no sector de telecomunicações, revelou hoje à Lusa fonte do Banco Central.

Agência LUSA /

De acordo com os dados do BC, houve também um ingresso no país no ano passado de 100 milhões de dólares (81,6 milhões de euros) do Universo Online (UOL), participado da PT, proveniente de Portugal.

Segundo a PT, este valor refere-se ao aporte de capital que a empresa fez em 2001 para entrar na UOL, o maior fornecedor pago latino- americano de Internet, com mais de 1,4 milhões de assinantes em cerca de 3.000 cidades no Brasil.

"É comum que operações como esta só apareçam mais tarde em dados oficiais sobre investimentos estrangeiros", informou à Lusa a assessoria de comunicação da PT.

Além destes 170 milhões de dólares que constam como investimentos estrangeiros directos originários de Portugal em 2005, houve mais 165 milhões de dólares investidos no Brasil.

Do total dos 335 milhões de dólares (273,5 milhões de euros) que entraram no Brasil no ano passado provenientes de Portugal, 76 milhões de dólares (62 milhões de euros) referem-se a operações inferiores a um milhão de dólares, não discriminadas pelo BC.

Merecem destaque também os investimentos na ordem de 40 milhões de dólares (32,6 milhões de euros) da Idealyse Participações na área de actividades de informática e de 18 milhões de dólares (14,7 milhões de euros) do grupo SAG no sector automobilístico.

O Banco Central registrou ainda investimentos no Brasil no ano passado no sector de serviços da Aero LB Participações (cinco milhões de dólares), grupo Espírito Santo (quatro milhões de dólares), Hotéis SAD (quatro milhões de dólares) e EBAL Empresa de Águas Livres (quatro milhões de dólares).

Ainda nesta área de serviços, houve ingresso da EDP - Electricidade de Portugal (dois milhões de dólares), Fertaper Incorporações Imobiliárias (dois milhões de dólares), Castle Empreendimentos e Participações (dois milhões de dólares), Ergi Empreendimentos (um milhão de dólares) e Galp (um milhão de dólares).

No sector industrial, o maior investidor português no ano passado foi a Cervejaria Cintra, com quatro milhões de dólares.

Na agricultura, houve um investimento originário de Portugal de dois milhões de dólares da Adial Pecuária.

PUB