Portugal tem almofada financeira de 6 mil milhões de euros para sair do resgate

O presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, Moreira Rato, revelou esta manhã no Parlamento que Portugal tem neste momento uma almofada financeira de 6 mil milhões de euros para sair do resgate, sem contar com o dinheiro da recapitalização da banca, que é de 6,4 mil milhões. Apesar de o montante total ser de 15 mil milhões de euros, há reembolsos até outubro deste ano, ou seja, dívida que tem que ser paga nos próximos meses.

Miguel Soares /

Foto: Lusa

Moreira Rato acredita que em breve a notação financeira de Portugal vai subir para um nível de investimento. A agência que gere a dívida pública tem estado em contacto com as agências de ‘rating’, fornecendo todas as informações necessárias.

O dirigente do IGCP assegura que Portugal, fazendo parte dos chamados países periféricos, tem beneficiado da descida de taxas de juro implícitas no mercado secundário, o que poderá ter impacto no apetite dos investidores para o mercado primário.

(com Sandra Henriques)
PUB