Portuguesa Sabrico Automóveis aumenta investimento no Brasil
A Sabrico, controlada por um grupo de investidores portugueses, está a investir 3,5 milhões de reais (1,1 milhões de euros) na construção de sua sétima loja no Brasil, informou hoje a revendedora de automóveis Volkswagen.
A nova loja da Sabrico, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo, na região conhecida como a maior concentração de revendedoras de automóveis novos e de segunda mão da América do Sul, será aberta em Agosto de 2005.
Actualmente, a Sabrico controla quatro lojas no Estado de São Paulo, sendo três na capital e uma na cidade de Botucatu, e duas revendedoras de camiões no Estado do Rio Grande do Sul, num total de 300 funcionários.
Nos quatro primeiros meses de 2005, a Sabrico Automóveis comercializou 3.040 unidades, um aumento de 15 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, informou a revendedora de automóveis.
As vendas aumentaram 39 por cento para 71 milhões de reais (22,2 milhões de euros), nos quatro primeiros meses de 2005, face a igual período de 2004.
O aumento da facturação foi resultado do aumento dos preços dos automóveis e do aumento "significativo" das vendas de peças, salientou o comunicado do Departamento de Marketing.
A projecção para 2005 é de um total de vendas de 10.000 unidades, um aumento de 18 por cento face a 2004, quando foram comercializadas 8.578 unidades novas e de segunda mão.
A facturação deverá ascender a 210 milhões de reais (65,6 milhões de euros) em 2005, um aumento de 40 por cento face a 2004, que registou vendas totais de 150 milhões de reais (46,9 milhões de euros).
Em Janeiro de 2004, a Sabrico investiu 10 milhões de reais (3,1 milhões de euros) na construção de uma unidade em São Paulo para atrair clientes das classes mais altas.
A revendedora fica num dos principais corredores viários da capital paulista - a Marginal Tietê -, numa área de 15 mil metros quadrados, projectada por arquitectos alemães da Volkswagen.
A unidade, na zona Noroeste de São Paulo, a empresa reuniu todas as unidades de serviços, nomeadamente o stand de carros, as oficinas, a loja de peças e os escritórios da direcção do grupo no Brasil.
A estratégia de crescimento no mercado da Sabrico conta com três recentes lançamentos da Volkswagen, como o "Passat Protect", blindado de fábrica, o "Phaeton", o utilitário esportivo "Touareg", além de uma versão exclusiva do "Fox".
O veículo, com a denominação de "Fox Sabrico Sport" e equipado com motor de 1600 centímetros cúbicos, foi alvo de modificações de aparência, conforto e segurança, com base numa sondagem efectuada entre jovens de classe média alta.
Criada em 1941, a Sabrico é das mais antigas revendedoras de automóveis do Brasil e uma das maiores do Estado de São Paulo.
No segundo semestre de 2002, um grupo de investidores portugueses, que já detinha 50 por cento da revendedora desde 2001, assumiu o controlo total da Sabrico Automóveis.