Portugueses agradecem "espaço de encontro" criado pelo governo venezuelano e supermercados
Caracas, 08 jan (Lusa) - A Associação Nacional de Supermercados e Afins da Venezuela (Ansa) agradeceu hoje ao governo venezuelano a criação de um "espaço de encontro" com os proprietários das redes daqueles estabelecimentos para analisar aspetos relacionados com a distribuição de alimentos.
"Muito obrigado a todos os ministros que nos puderam atender e sobretudo gerar este espaço de encontro, em que estamos a procurar, basicamente, melhorar qualquer falha conjuntural que possa ter havido no abastecimento e garantir que de aqui em diante tudo continue em normalidade", disse o presidente de Ansa, o português Luís Rodrigues.
Aquele responsável foi um dos portugueses que participaram, segunda-feira, numa reunião com o ministro venezuelano da Indústria, Ricardo Menéndez e o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para debater aspetos relacionados a distribuição de alimentos, um setor liderado por portugueses.
Na reunião, segundo fontes da comunidade portuguesa, participaram ainda, entre outros, representantes das redes portuguesas de supermercados Unicasa, Central Madeirense, Luvebras, Plazas e Excelsior Gama.
Esta iniciativa, segundo um dos participantes no encontro, surgiu porque "nas últimas semanas alguns supermercados e mercados municipais registaram problemas pontuais no abastecimento de produtos como o açúcar, o azeite, a farinha de milho pré-cozido, frango e café, que levou o executivo a inspecionar a distribuição de alimentos".
O ministro do Poder Popular para as Indústrias, Ricardo Menéndez, recordou aos empresários que, "com a alimentação do povo ninguém pode jogar" e sublinhou que o Governo venezuelano sabe "perfeitamente quem tem e quantos produtos têm o quê no país" e que terá "mão dura" para os especuladores e açambarcadores.
Durante o encontro, o vice-Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo para "garantir o abastecimento e o respeito pelos preços de bens e produtos fundamentais para o consumo venezuelano".
Entretanto, as autoridades anunciaram que vão intensificar as ações de fiscalização dos supermercados e áreas de distribuição para garantir o correto abastecimento dos produtos essenciais.