Portugueses gastaram 31ME através cartões Mastercard em outros países UE

Os turistas e viajantes em trabalho portugueses gastaram 31 milhões de euros através de cartões de débito e crédito Mastercard em outros países da União Europeia no ano passado, revela um estudo da Mastercard hoje divulgado.

Agência LUSA /

Este montante, segundo o relatório Mastercard Insights, representa um aumento de 12 por cento face ao ano anterior.

Os portugueses gastaram 2,4 milhões de euros em transacções electrónicas, utilizando o cartão de crédito Mastercard, no ano passado.

Apesar de se ter registado um aumento de 96 por cento nas transacções através da Internet, esta modalidade tem um peso inferior a 10 por cento no total dos pagamentos através de cartões de crédito.

As transacções electrónicas realizadas na Europa por turistas portugueses subiram 97 por cento para 2,6 milhões de euros, colocando "Portugal no 23º lugar no que toca ao consumo via Internet", refere o relatório.

O pagamento, por via tradicional, através de cartões de crédito ascendeu a 28 milhões de euros, mais 8 por cento que em 2003, e correspondeu a 91 por cento das transacções.

Nas viagens pela Europa, os gastos portugueses aumentaram 12 por cento para 26 milhões de euros.

De acordo com o relatório, os portugueses "também aumentaram o uso do cartão de débito [Maestro], gastando mais de 5 milhões de euros em 2004", uma subida de 14 por cento do que no ano anterior.


PUB