Portugueses investem no maior complexo turístico da América Latina

Três investidores portugueses apresentaram hoje em São Paulo o projecto do maior complexo turístico da América Latina - o Aquiraz Golf & Beach Villas - , que será construído no estado do Ceará, num investimento total de 267,8 milhões de euros.

Agência LUSA /

O complexo turístico, que será construído pelo consórcio Agesco (Aquiraz Gestão de Condomínios), terá a participação do Banco Privado Português (BPP), das redes de hotéis portuguesas Dom Pedro e Solverde, e ainda de dois empresários brasileiros.

"Trata-se do maior investimento turístico do Brasil e da América Latina neste momento, com altíssimo padrão arquitectónico eminentemente tropical", afirmou o presidente do BPP, João Rendeiro.

João Rendeiro revelou, ao lado dos presidentes dos grupos Dom Pedro, Stefano Saviotti, e da rede Solverde, Joel Pais, os detalhes do projecto, cuja primeira fase deverá ser concluída no final de 2006.

Um dos sócios brasileiros é o grupo Ivens Dias Branco, um dos maiores do sector de alimentos do país, que terá uma participação de 50 por cento da Agesco, e proprietário da área de 2,8 milhões de metros quadrados, em Aquiraz, a 25 quilómetros da capital Fortaleza, onde o complexo será construído.

As participações do BPP, através do Ceará Investment Fund, das duas redes hoteleiras e do empresário brasileiro André Jordan, radicado em Portugal e especialista na construção e gerenciamento de campos de golfe, não foram divulgadas.

A primeira fase do projecto, que terá 1,8 quilómetros de praias, prevê a construção das infra-estruturas, do primeiro e maior campo de golfe do Ceará, de um resort com 714 apartamentos e 350 bangalôs.

O projecto prevê igualmente a comercialização, a partir de Agosto de 2005, no Brasil e em Portugal, de residências turísticas, em áreas até três mil metros quadrados, por valores não divulgados.

"Esse projecto será um marco no turismo brasileiro e irá transformar o Ceará numa passagem obrigatória dos turistas estrangeiros no Brasil", disse João Rendeiros.

As projecções dos investidores prevêem que o complexo receberá, quando estiver totalmente concluído em 2007, cerca de um milhão de turistas por ano, ou 20 por cento do total de turistas estrangeiros que visitam anualmente o Brasil.

A perspectiva de receitas directas do empreendimento em 10 anos é de 639 milhões de euros, com a venda de serviços hoteleiros e de golfe e com a criação de sete mil empregos directos e indirectos.

João Rendeiro disse ainda que outros 556 milhões de euros em receitas serão gerados indirectamente em diversos sectores da economia de toda a região metropolitana de Fortaleza, cuja população ascende a 2,5 milhões de habitantes.

O impacto global do empreendimento deverá ser responsável por um crescimento de 6,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Ceará, que actualmente é de cerca de seis mil milhões de euros.

"Será possível aumentar substancialmente o número de turistas que visitam o nordeste brasileiro, com a criação de empregos, trabalho e receitas para a população local", salientou Stefano Saviotti.

"Como em Portugal dos anos 70, quando o turismo foi o grande motor de desenvolvimento do Algarve e da Madeira, aqui também teremos um fenómeno semelhante", avançou o presidente da rede de hotéis Dom Pedro.

O presidente do grupo Solverde, Joel Pais, disse que o sucesso do empreendimento Aquiraz vai estimular igualmente o surgimento de outros campos de golfe no estado do Ceará.

"Será um factor de qualificação do destino turístico do Estado do Ceará, um importante complemento do componente sol e mar", indicou o responsável do grupo Solverde.

Todo o empreendimento, cujo planeamento levou dois anos, inclusive com as concessão das respectivas licenças ambientais pelas autoridades brasileiras, prevê oito hotéis, seis pousadas, 600 bangalôs e 800 casas residenciais, com a conclusão prevista para 2007.

O Estado do Ceará vai investir 41,6 milhões de euros na construção das infra-estruturas locais, que deverá iniciar-se em Setembro de 2005, como auto-estradas, redes de abastecimento de água e de energia eléctrica, além de estações de tratamento de esgotos.

O investimento do Estado do Ceará será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), principal entidade de fomento do crescimento do governo brasileiro, com um orçamento anual de cerca de 16,6 mil mihões de euros.

João Rendeiro disse ainda que o retorno do investimento total deverá acontecer num prazo de seis a oito anos, e que o empreendimento respeitará a arquitectura local, com a utilização de materiais da região.

O projecto prevê ainda a criação de uma escola de hotelaria para formação profissional da mão-de-obra do município de Aquiraz, que tem uma população de 65 mil habitantes.

O lançamento do projecto Aquiraz Golf & Beach Villas contou também com a realização de uma solenidade, em São Paulo, com a participação do governador do Ceará, Lúcio Alcântara.

Localizada na região Nordeste do Brasil, a seis horas de voo de Lisboa, Fortaleza foi o segundo destino mais visitado no Brasil pelos turistas portugueses no ano passado, apenas atrás de Recife, capital de Pernambuco.

Em 2003, o Brasil recebeu 175 mil turistas portugueses, um aumento de 5,7 por cento em relação a 2002, segundo dados oficiais do governo brasileiro, sendo que os demais destinos mais procurados foram Salvador, Rio de Janeiro e Natal.

O turista português permaneceu em média, no ano passado, cerca de 13 dias no Brasil, com um gasto médio diário de 66,86 euros (241 reais).

PUB