Portugueses voltam a fazer férias cá dentro em 2014

por Ana Sofia Rodrigues, RTP
Rafael Marchante, Reuters

Segundo os dados revelados pelo INE, em 2014, o turismo cresceu mais de 10 por cento. Os números mostram uma recuperação do mercado interno, invertendo a tendência de queda dos últimos anos, altura em que a crise dificultou as "escapadinhas" dos portugueses.

O número de dormidas de residentes em Portugal atinge valores que não se viam desde 2010. De um total de 46,1 milhões de dormidas, os portugueses representaram 13,8 milhões de dormidas, um aumento de 13 por cento face a 2013.

Uma inversão em relação aos anteriores. Em 2012 a quebra chegou aos 7,5 por cento mas tanto em 2011 como em 2013, também se registaram quedas nas férias dos portugueses por cá, devido à crise que fez “apertar os cordões à bolsa” para passar uns dias fora de casa.



Os estabelecimentos hoteleiros registaram 16,1 milhões de hóspeO Reino Unido continua a ser o principal mercado emissor de turistas, conseguindo ainda crescer 10,6 por cento.des (+ 12 por cento) e 46,1 milhões de dormidas (+ 11 por cento), números que disparam em relação aos do ano passado. Em 2013, comparando com o ano anterior, o crescimento de hóspedes tinha sido apenas de 3,8 por cento e o de dormidas tinha sido de 4,8 por cento.

De notar que também o interesse dos estrangeiros aumentou em relação a Portugal. Os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística revelam que os turistas da Bélgica, Espanha, França e Brasil cresceram a um ritmo superior a 10 por cento no ano passado.


Aumento de proveitos

Apesar da estada média ter diminuído ligeiramente em relação a 2013 para 2,87 noites (-0,9 por cento), a verdade é que, feitas as contas, os proveitos totais que resultam da atividade hoteleira atingiram mais de dois mil e duzentos milhões de euros, mais 12,8 por cento do que no ano anterior.

O crescimento é também expressivo ao longo de todo o território. Em destaque, o Alentejo e Lisboa.



Lisboa foi eleita o segundo melhor destino europeu, numa votação recente. A capital portuguesa foi derrotada por Bordéus.

Mas os números do crescimento do turismo em todo o país em 2014, revelados pelo INE, são expressivos. Dados que ajudam as contas portuguesas, já que este sector de atividade é considerado nas contas das Exportações.
Tópicos
pub