Pousadas de Portugal inauguram sua primeira unidade no Brasil

A rede Pousadas de Portugal inaugura hoje a sua primeira unidade no Brasil, num investimento de sete milhões de euros (21 milhões de reais), divulgou o grupo Pestana Pousadas.

Agência LUSA /

A unidade brasileira está no Convento do Carmo, um edifício do século XVI, localizado no centro de Salvador, capital do Estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil.

A unidade brasileira assinala o início do processo de internacionalização da marca Pousadas, que em Portugal gere uma rede de 43 monumentos históricos transformados em unidades hoteleiras.

O grupo Pestana espera facturar 36 milhões de euros (100 milhões de reais) no primeiro ano de actividade da Pousada de Portugal no Brasil, com uma taxa de ocupação de 50 por cento.

O grupo português já está a estudar outras localizações para novas pousadas, como a cidade de Olinda, no Estado de Pernambuco, e a de Paraty, no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

A abertura da unidade resultou na recuperação de um convento carmelita, datado de 1586 e integrado no projecto de revitalização do centro histórico de Salvador, actualmente promovido pelas autoridades locais.

O novo hotel terá uma área total de 13 mil metros quadrados, 79 quartos de alto padrão, com restaurante, bar, piscina, biblioteca, auditório para 100 pessoas, três salas de reuniões, centro de negócios e espaço cultural para exposições.

O Convento do Carmo foi o local onde, em 1625, portugueses e espanhóis assinaram a rendição dos holandeses que ocupavam a cidade de Salvador.

Criado em 1942, o grupo Pousadas de Portugal foi adquirido pelo rede Pestana, através de um concurso público, em Junho de 2003.

No Brasil desde Outubro de 1999, o grupo Pestana mantém unidades hoteleiras no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Salvador, Natal, Curitiba e São Paulo, num investimento total de cerca de 74 milhões de euros (200 milhões de reais).

Actualmente, o grupo Pestana controla 1.269 apartamentos no Brasil, o que representa cerca de sete por cento do volume total de negócios do grupo.

A rede Pestana planeia abrir mais quatro hotéis até 2009 no Brasil, país de onde o grupo português pretende coordenar a sua actuação na América do Sul.

A inauguração da Pousada de Portugal acontece um dia antes do início do III Congresso Empresarial Brasil-Portugal, que decorrerá entre os dias 30 de Outubro e 01 de Novembro, em Salvador.

O evento, organizado pelas câmaras de comércio portuguesas no Brasil, reunirá mais de uma centena de empresários, para além de diversas autoridades dos dois países.

PUB