Prazo para a entrega de propostas à privatização da EDP termina hoje

Lisboa, 09 dez (Lusa) -- As empresas concorrentes à privatização da EDP têm que entregar até hoje as propostas para a compra da posição pública na elétrica, num processo que deverá estar concluído até ao final de janeiro do próximo ano.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Um mês depois do Governo ter escolhido os quatro candidatos que chegaram à etapa final, a alemã E.ON, a chinesa Three Gorges e as brasileiras Eletrobras e Cemig, se todos decidirem avançar para a aquisição de 21,35 por cento do capital de EDP, têm que fazer chegar a proposta final hoje à Parpública, empresa gestora das participações públicas.

Pelo caminho ficaram a indiana Birla, por não satisfazer as condições do governo societário nem o preço, e a japonesa Marubeni devido a uma avaliação menos satisfatória do projeto estratégico.

Além do preço, as propostas em matéria de governo da sociedade e o projeto estratégico para a elétrica, liderada por António Mexia, dentro e fora de Portugal serão critérios de escolha, a par com o contributo que o comprador prometa dar à economia nacional.

Em conferência de imprensa sobre as conclusões da `troika`, em meados de novembro, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou que a privatização da EDP deverá estar concluída em janeiro do próximo ano.

Tópicos
PUB