Prazo para a entrega de propostas à privatização da EDP termina hoje
Lisboa, 09 dez (Lusa) -- As empresas concorrentes à privatização da EDP têm que entregar até hoje as propostas para a compra da posição pública na elétrica, num processo que deverá estar concluído até ao final de janeiro do próximo ano.
Um mês depois do Governo ter escolhido os quatro candidatos que chegaram à etapa final, a alemã E.ON, a chinesa Three Gorges e as brasileiras Eletrobras e Cemig, se todos decidirem avançar para a aquisição de 21,35 por cento do capital de EDP, têm que fazer chegar a proposta final hoje à Parpública, empresa gestora das participações públicas.
Pelo caminho ficaram a indiana Birla, por não satisfazer as condições do governo societário nem o preço, e a japonesa Marubeni devido a uma avaliação menos satisfatória do projeto estratégico.
Além do preço, as propostas em matéria de governo da sociedade e o projeto estratégico para a elétrica, liderada por António Mexia, dentro e fora de Portugal serão critérios de escolha, a par com o contributo que o comprador prometa dar à economia nacional.
Em conferência de imprensa sobre as conclusões da `troika`, em meados de novembro, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou que a privatização da EDP deverá estar concluída em janeiro do próximo ano.