Prazo para instalação de taximetros prorrogado até Março - ANTRAL
O prazo para instalação de taxímetros e dispositivos luminosos nos tejadilhos dos táxis foi prorrogado por 90 dias, até ao fim de Março, disse hoje à agência Lusa o presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida.
O presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) indicou que o adiamento do prazo por portaria lhe foi comunicado pelo Ministério dos Transportes, que já enviou o diploma para publicação em Diário da República.
Florêncio Almeida afirma que o adiamento se deve à falta de capacidade técnica e de obra dos instaladores para equiparem os táxis com os equipamentos previstos dentro do prazo determinado no diploma (fim de 2004).
"Como aliás toda a gente já sabia", acrescentou.
Florêncio Almeida adiantou que há actualmente cerca de 30 por cento dos táxis sem aqueles dispositivos instalados.
O prazo até ao fim de 2004 aplicava-se às viaturas dos concelhos onde ainda não era obrigatório taxímetro, dado que para aqueles onde este já era obrigatório, como os municípios da Grande Lisboa, o prazo terminou em Março passado.
Neste caso, os táxis passaram a ter um dispositivo luminoso no tejadilho que mostra a tarifa que está a ser cobrada ao cliente.
Florêncio Almeida salientou que a instalação do taxímetro e da lanterna custa cerca de mil euros, um encargo que provoca dificuldades a alguns taxistas.