Prazo para recepção de propostas para Linha de Gondomar prorrogado até 04 de Março
Porto, 21 Jan (Lusa) - A data limite para apresentação das propostas no concurso público para construção da Linha de Gondomar foi prorrogada até 04 de Março, disse hoje à Lusa fonte da Empresa Metro do Porto.
A data para apresentação das propostas terminava hoje, mas a recepção de pedidos de esclarecimentos por parte de alguns dos interessados no concurso levou o Conselho de Administração da Metro do Porto, SA a decidir a prorrogação do prazo até 04 de Março.
A linha ligará o Estádio do Dragão a Gondomar, numa extensão de cerca de 6,5 quilómetros (dos quais aproximadamente um quilómetro em túnel).
Neste troço está prevista a construção de dez estações.
O concurso para a construção tem um valor de 95 milhões de euros e um prazo de referência para execução de 620 dias (20 meses).
Esta é a primeira obra lançada pela Metro do Porto desde a conclusão da primeira fase de construção da rede.
O anterior troço da rede do Metro do Porto, a Linha E (Violeta) do Metro do Porto, entre Pedras Rubras e o Aeroporto Sá Carneiro, foi inaugurado no dia 27 de Maio de 2006.
Com esta linha, o Aeroporto Sá Carneiro tornou-se no primeiro aeroporto português a fazer uma ligação directa com uma rede ferroviária ligeira (o Metro) e com uma rede ferroviária pesada (as Estações da CP de Campanhã, de S. Bento e de General Torres, acessíveis através da rede do Metro).
Este facto representou uma inovação significativa, mesmo à escala europeia, já que na Península Ibérica apenas um outro aeroporto, o de Barajas (Madrid), tem acesso directo à rede de metro.
Pouco mais de dois meses antes, a 18 de Março de 2006, o Metro do Porto inaugurou um dos mais longos troços da rede, a secção da Linha Vermelha, entre Pedras Rubras e a Póvoa de Varzim, numa extensão de 17,2 quilómetros.
PF.
Lusa/Fim