Preço do azeite vai ter aumento "singificativo"

O preço do azeite vai registar um "aumento significativo" no consumidor, reflectindo o acréscimo de 64 por cento do custo sentido no produtor no último ano, prevê a Casa do Azeite.

Agência LUSA /

Numa informação hoje divulgada, a Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal refere que a subida prevista para os próximos meses do preço do azeite está relacionada com a "má campanha agrícola provocada pela seca".

Só nos últimos três meses, o azeite ficou cerca de 33 por cento mais caro, seguindo a evolução do valor no mercado de referência mundial, localizado em Jaén, Espanha.

Neste mercado, o quilograma de azeite virgem extra está actualmente cotado a 3,7 euros.

Esta evolução dos preços está a preocupar os embaladores, representados pela Casa do Azeite, pois tem afectado as margens de lucro e pode influenciar as exportações europeias.

"A subida dos preços do azeite poderá ter como consequência directa um abrandamento do consumo nos países produtores e, logo, uma quebra no volume de exportações europeias deste produto", refere a Casa do Azeite.

Se os consumidores substituírem o azeite por outras gorduras, "a recuperação do mercado é, tradicionalmente muito lenta" e pode implicar dificuldades de escoamento do produto nas próximas campanhas.

Por outro lado, em Portugal, "a escalada de preços tem sido absorvida pelos embaladores e pelas cadeias de distribuição, não se reflectindo, até agora, no preço pago pelo consumidor final, uma situação que não é sustentável por muito tempo", afirma a associação.

Os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) referem um acréscimo de 11,8 por cento do preço do azeite no produtor em Julho face ao mesmo mês de 2004.

PUB