Preço do barril cai 9 dólares em Londres e 10 dólares em Nova Iorque
Lisboa, 29 Set (Lusa) - O preço do barril de Brent, referência das compras petrolíferas portuguesas, recuou hoje mais de nove dólares no mercado de Londres, enquanto o "light sweet crude" norte-americano perdeu mais de 10 dólares.
Na International Exchange Futures (ICE) de Londres, o barril de Brent fechou nos 93,98 dólares, menos 9,56 dólares do que o valor de fecho de sexta-feira da semana passada, ainda assim aliviando em relação ao recuo máximo registado a meio da sessão, 10,5 por cento.
Em Nova Iorque, o recuo ascendeu a 10,52 dólares para entrega em Novembro, encerrando o "light sweet crude" nos 96,37 dólares.
Durante a sessão, o barril norte-americano negociou próximo dos 94 dólares, tocando o nível mais baixo desde 23 Abril de 2003.
A queda foi causada pela crise financeira iniciada no mercado de crédito imobiliário de alto-risco (sub-prime) norte-americano, que já chegou em pleno à Europa, antecipando-se agora um substancial abrandamento económico, que implicaria uma redução do consumo de produtos petrolíferos.
"Os preços do petróleo continuam sob pressão. O petróleo evoluiu nos últimos cinco anos em função de uma possível escassez de oferta. Agora segue ao sabor da crença de quebra económica", afirmou à agência noticiosa France Press o analista James Williams, de WTRG Economics.
Durante o dia de hoje assistiu-se ainda ao reforço do papel do ouro enquanto matéria-prima de "refúgio", considerada segura pelos investidores num momento conturbado para grande parte dos índices de mercadorias.
O preço dos contratos de ouro mais negociados na Bolsa Mercantil de Nova Iorque subiu hoje 5,90 dólares por onça, para 894,40 dólares.
Lusa/Fim