Preço do ouro deve voltar a subir em 2005 com crescimento de 6%
A onça de ouro deve atingir uma média de 435 dólares no próximo ano, mais seis por cento do que em 2004, de acordo com a previsão de 37 operadores, investidores e analistas contactados pela agência Bloomberg.
As previsões reunidas variam entre 395 e 550 dólares, mas o valor médio encontrado foi de 435 dólares.
Com o aumento da procura e a queda da oferta, os preços estão prestes a subir", corrobora Graham Birch da Merrill Lynch, no dia em que o preço da onça está a valer 442,7 dólares, perto do máximo de 456,89 dólares que atingiu em 2 de Dezembro (o valor mais elevado desde Junho de 1988).
Em 2003, o ouro valorizou-se 19 por cento e em 2002 cerca de 25 por cento.
A queda, e nalguns casos a estagnação, dos mercados bolsistas e a valorização do euro contra o dólar são alguns dos factores que justificam esta tendência de alta do ouro, segundo os especialistas.
Neste contexto, os investidores procuram títulos refúgio em substituição dos habituais títulos de rendimento fixo ou das acções, sobretudo em períodos como o actual, em que se adivinha alguma aceleração da taxa de inflação.
Só este ano a Reserva Federal norte-americana já aumentou cinco vezes as taxas de juro, tornando a sua política monetária mais acomodatícia e prevenindo possíveis pressões inflacionistas.
"A situação é bastante semelhante ao que aconteceu depois de Nixon ter sido eleito", afirmou o chefe de investimentos da Sprott Asset Management citado pela agência Bloomberg.
As acções estão a cair e o ouro a subir, concluiu.