Preço gasolina agravou-se 10% em 2004 e gasóleo subiu 25%

Preço gasolina agravou-se 10% em 2004 e gasóleo subiu 25%

O preço médio da gasolina sem chumbo 95 octanas aumentou 10 por cento o ano passado em Portugal e o do gasóleo subiu 25 por cento, refere hoje um relatório da Autoridade da Concorrência sobre o mercado dos combustíveis.

Agência LUSA /

Excluindo os impostos, essa subida foi de 22 por cento no caso da gasolina sem chumbo 95 e de 48 por cento no caso do gasóleo.

O relatório da Autoridade da Concorrência (AdC) explica que a subida do preço dos combustíveis se deveu, em grande parte, ao aumento do custo da matéria-prima.

As cotações internacionais registavam no final de Dezembro, face ao início do ano, uma subida de 21 por cento para o petróleo de Brent, de 9,6 por cento para a gasolina e de 43,5 por cento para o gasóleo.

O estudo constata ainda que, face a 2003, os preços em Portugal agravaram-se quando comparados com os da União Europeia (UE).

No final de 2004, Portugal era o terceiro país da UE com os preços da gasolina e do gasóleo mais caros.

O preço médio anual líquido de impostos da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo foi durante o ano passado superior em cerca de 2 por cento ao preço médio anual da UE.

O tempo de ajustamento dos preços face às cotações internacionais é em Portugal ainda bastante elevado do que na média europeia.

Em Portugal, os preços levam duas a três semanas a reflectir as oscilações nos mercados internacionais, enquanto na UE esse ajustamento é de apenas uma semana.

A liberalização do mercado, a partir de Janeiro de 2004, introduziu uma maior diferenciação de preços entre os vários tipos de postos e as diferentes regiões.

A AdC refere que ainda que não se possa afirmar "linearmente que uma maior diferenciação se traduz numa maior concorrência, pelo menos pode-se afirmar que permite maior diversidade de escolha aos consumidores".

O estudo conclui que os preços mais baixos durante o ano passado foram praticados pelos postos instalados nos hipermercados.

Esse diferencial face aos preços mais elevados praticados pelos postos independentes atingiram no final de Dezembro os 3,7 cêntimos por litro no caso da gasolina sem chumbo 95 octanas e os 6,4 cêntimos no caso do gasóleo.

PUB