Presidente da CGD entrega amanhã relatório final da auditoria ao banco público

por RTP
Imagem de arquivo DR

O presidente da Caixa Geral de Depósitos vai entregar amanhã o relatório final da auditoria realizada ao banco público. A RTP sabe que Paulo Macedo vai entregar o relatório em mão, esta sexta-feira, às 14h30, à presidente da Comissão de Orçamento e Finanças.

É a resposta do banco público ao requerimento enviado pela Comissão depois da Procuradoria-Geral da República ter autorizado a entrega da auditoria aos deputados, após a retirada das partes em sigilo bancário.

Nas últimas semanas foi divulgado um relatório preliminar, que já teve várias versões. Para acabar com as dúvidas, Paulo Macedo faz questão de entregar o relatório final e verdadeiro, pessoalmente, à presidente da Comissão de Orçamento e Finanças.

Ainda ontem, na Assembleia da República, a presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Teresa Leal Coelho, afirmava que tinha recebido a confirmação da Procuradoria-Geral da República de que iria ter acesso ao relatório final da auditoria à Caixa Geral de Depósitos.


O relatório estava a ser pedido desde junho do ano passado e o acesso ao documento tinha sido negado pela administração da Caixa, alegando o sigilo bancário e depois o segredo de justiça.
"É evidente que essa má gestão existiu"
Esta quarta-feira, no Parlamento, o ministro das Finanças considerou que, mesmo para quem não conhece o resultado da auditoria ao banco público, é "evidente que essa má gestão existiu na Caixa Geral de Depósitos. E é evidente que essa má gestão teve custos", disse o ministro.

"É importante que esses custos, se derem lugar a responsabilidade civil, as autoridades competentes têm de a apurar", frisou Centeno, garantindo que o apuramento de responsabilidades será levado "até às últimas consequências".





Tópicos
pub