Presidente da CIP espera "uma resposta firme" da Europa às tarifas de Trump
O presidente da CIP, Armindo Monteiro, disse esperar por "uma resposta firme" dos líderes europeus no Conselho extraordinário de quinta-feira para analisar a ameaça do Presidente dos EUA em avançar com novas tarifas sobre oito países europeus.
"Apesar de termos criado a ideia de que os nossos interesses estariam sempre alinhados com os interesses dos Estados Unidos, já não é assim", afirmou à Lusa o presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, falando à margem de um almoço-debate organizado pelo International Club of Portugal, em Lisboa.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aplicar novas tarifas de 10% sobre as importações de oito países europeus - Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia - que estão contra a anexação da Gronelândia, a partir de 1 de fevereiro.
O presidente da CIP considerou ainda que este anúncio de Trump representa "mais um acréscimo de dificuldades que não se compreende. É a lógica da selva e da lei do mais forte, com desrespeito total pelo direito internacional".