Presidente da CMVM é ouvido dia 25 de Janeiro no Parlamento
Lisboa, 14 (Lusa) - O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai ser ouvido na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças, sobre as investigações ao BCP, no dia 25 de Janeiro, disse hoje à Lusa fonte oficial da entidade reguladora.
A audiência de Carlos Tavares na comissão terá lugar pelas 16:30, adiantou a mesma fonte.
Recorde-se que a presença de Carlos Tavares, para prestar esclarecimentos sobre as alegadas violações da lei e dos regulamentos do mercado por parte do BCP, foi solicitada a 9 de Janeiro pelo presidente da referida comissão, com a condição que seria sempre em data posterior à audiência com o governador do Banco de Portugal.
A audiência de Vítor Constâncio está marcada para dia 24 de Janeiro, mas, no entanto, o PSD garantiu que hoje iria entregar na Assembleia da República um agendamento potestativo para que o governador do banco central seja ouvido antes dessa data.
A actuação de vigilância dos dois reguladores do sector financeiro - Banco de Portugal e CMVM - no caso das alegadas violações da lei em operações efectuadas pelo BCP, nomeadamente nos aumentos de capital feitos em 2000 e 2001, tem sido questionada por alguns sectores políticos e, também, por responsáveis do sector financeiro.
É sobre esse tema que os actuais responsáveis das duas entidades vão agora ser ouvidos pela comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.