Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Presidente da Comissão de Agricultura solidário com petição por mais verbas para setor

por Lusa

Redação, 15 jan (Lusa) -- O presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar afirmou hoje partilhar da "preocupação expressa" na petição pública lançada quarta-feira onde são defendidas mais verbas para o setor.

"Partilho da preocupação expressa na petição pública, dado que ela nos merece a maior atenção [e] tendo em vista o objetivo que preconiza, nomeadamente o apoio aos agricultores", afirmou à Lusa o deputado Joaquim Barreto.

O consultor e engenheiro agrónomo José Martino lançou na quarta-feira uma petição pública onde apelava ao ministro das Finanças que canalize para a agricultura os fundos necessários a uma maior dinâmica do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

Contactado hoje pela Lusa, o presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura, disse também estar "sensível àquilo que são os problemas e necessidades dos nossos agricultores, concretamente os recursos necessários ao desenvolvimento".

"Devemos todos procurar que a agricultura tenha os meios necessários para se desenvolver e modernizar", sublinhou o socialista Joaquim Barreto que disse que tudo fará "para procurar ajudar nas necessidades da agricultura, um pilar fundamental da economia portuguesa".

Na petição, que hoje pelas 18:00 contava com 626 assinaturas, é pedido ao ministro das Finanças "que canalize para o Ministério da Agricultura os fundos financeiros necessários para promover uma maior dinâmica e operacionalidade ao PDR 2020".

O promotor da petição pede ainda que "a Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar aprove com caráter de urgência uma resolução recomendando ao governo para colocar no Orçamento de Estado para 2016 o montante necessário para a contrapartida nacional das ajudas europeias consignadas no PDR 2020".

José Martino, que disse ter enviado a petição para a Assembleia da República, teme que o Orçamento do Estado para 2016 não contemple as verbas necessárias para que a agricultura possa receber os fundos de Bruxelas e que se assista a um "corte cego das finanças" sobre o setor.

"Se me enviarem a petição, apresentarei aos membros da comissão para decidirem", respondeu o presidente da comissão parlamentar, lembrando que a decisão de ouvir ou não o responsável pela petição te, de ser tomara em conjunto.

O promotor da petição, publicada numa plataforma online, espera que o documento reúna as quatro mil assinaturas necessárias para levar ao debate na Assembleia da República.

pub