Presidente da Sonae Sierra acredita que "em 2013 Portugal já vai sair da crise"

Porto, 20 set (Lusa) -- O presidente executivo da Sonae Sierra acredita que "em 2013 Portugal já vai sair da crise", considerando que "o Governo está a tomar as medidas corretas", mas a empresa mantém em suspenso novos investimentos no mercado nacional.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Acho que Portugal em 2013 já vai sair da crise", afirmou Fernando Guedes de Oliveira, considerando que "o Governo está a tomar as medidas corretas para sair deste problema, que, admito, nos custam enquanto empresas".

Em declarações aos jornalistas, o presidente executivo da Sonae Sierra disse que "Portugal está muito longe [da Grécia]", admitindo que "se acontecer alguma coisa na Grécia, é natural que deixe Portugal debaixo de alguma pressão".

Dona de 21 centros comerciais em Portugal, a Sonae Sierra não tem planos para avançar com novos projetos, estando inclusive a tentar alienar o centro comercial Via Catarina, no centro do Porto, que "está no processo inicial de ser posto no mercado", no âmbito da estratégia de reciclagem de capital.

"Está no processo inicial de ser posto no mercado, mas admito que seja difícil arranjar investidores em Portugal", acrescentou.

O administrador Edmundo Figueiredo realçou que "o único país onde a Sonae Sierra teve uma pancada negativa na valorização [dos imóveis] foi em Portugal, que registou uma quebra de 18,7 por cento", antecipando que esta afetação negativa se deverá manter durante o segundo semestre.

"A performance foi melhor em todos os mercados até mesmo na Grécia", declarou.

No primeiro semestre, os lojistas dos 21 centros comerciais da Sonae Sierra em Portugal registaram uma quebra das vendas, de 8,6 por cento `like for like`, enquanto a quebra do mercado foi de 12 por cento.

Tópicos
PUB