Presidente mundial do Ritz-Carlton afasta novos investimentos em Lisboa, admite Algarve como alternativa
Lisboa, 05 Mai (Lusa) - O presidente mundial do Ritz-Carlton, Simon Cooper, disse hoje à agência Lusa que o Algarve é uma possibilidade para novos investimentos da cadeia hoteleira, mas afastou qualquer expansão na cidade de Lisboa, que considerou um mercado pouco atractivo.
"Não estamos a olhar para Lisboa, pois na verdade não é uma cidade-chave para nós e não é particularmente um mercado muito atractivo para hotéis de luxo", disse Simon Cooper, acrescentando que comparada com outras capitais europeias como Londres, Lisboa "não está no topo da lista, mas no meio".
O presidente mundial do Ritz-Carlton afastou também os possíveis novos investimentos na capital portuguesa devido à proximidade com Sintra, onde a cadeia hoteleira tem o Penha Longa Hotel, Spa & Golf Resort, e ao facto do preço médio do alojamento ser "dos mais baratos da Europa" e logo o retorno não ser o suficiente.
Já o Algarve é uma alternativa para futuros investimentos da cadeia Ritz-Carlton, disse Simon Cooper que considerou a região "uma boa localização para olharmos. Há já resorts muito bons, por isso se formos para lá será sempre para fazer algo melhor do que já existe".
Simon Cooper, disse no entanto que, quamto a novos planos para o Algarve, "não há nada para ser anunciado".
Segundo o resposnável, a grande aposta da cadeia hoteleira em Portugal continua a ser o Penha Longa Hotel, Spa & Golf Resort, onde vai arrancar no próximo mês a renovação do campo de golfe Mosteiro, com 9 buracos, e no final do ano a do campo Atlântico, com 18 buracos e classificado como um dos melhores 30 campos da Europa Continental.
Desenhados por Robert Trent Jones, a renovação dos campos de golfe representa um investimento de dois milhões de euros e deverá estar concluída no final de Março de 2009.
"Queremos que daqui por 10 anos o nosso Golf Club seja o mais exclusivo em Portugal, por ser o mais popular devido a todos os investimentos que estão a ser feitos", disse Simon Cooper.
A renovação está projectada ao detalhe, integrando os sectores de drenagem, a realizar em ambos os campos, a irrigação, que inclui o tratamento dos bunkers, a manutenção dos campos, a criação de infra-estruturas nos campos.
"Todos os aspectos da comunidade Penha Longa estão a ser melhorados", disse Simon Cooper, dando como exemplo o novo restaurante Arola, dirigido pelo prestigiado Chef catalão Sergi Arola, que vai abrir no hotel em Junho, com um "tapas type" muito atractivo para o mercado espanhol.
O local destinado a este novo projecto é o restaurante do Club House, área que suporta as actividades do golfe do Penha Longa Hotel.
Sublinhando que estes são investimentos significativos, mas sem especificar valores, Cooper disse pretender que funcionem como um factor de atracção para o Hotel Penha Longa.
Quanto aos mercados-alvo, Cooper mantém os viajantes europeus de luxo em primeiro lugar.
Com cinco estrelas, o Penha Longa é um dos resorts de referência mundial.
Em 2003, o Penha Longa Hotel, Spa & Golf Resort foi adquirido pelo Deustche Bank e integrado na cadeia internacional The Ritz-Carlton Hotel Company, tendo sido alvo de uma profunda renovação.
O investimento totalizou os 20 milhões de euros e integrou os 117 quartos, redecoração do actual lobby, bares, restaurantes, health center e salas de reuniões
Fora da Europa, a cadeia hoteleira Ritz-Carlton tem em construção até 2010 vários projectos, sobretudo na Ásia: na China, prevê ter mais 254 quartos em Macau, 380 em Xangai, o centro económico-financeiro do país, e 280 em Hong-Kong.
Estão ainda em construção, projectos na Índia, Tailândia, assim como no Médio Oriente, nomeadamente no Dubai e Bahrain.
JMG.