Primeira pedra da esquadra de Camarate lançada hoje, quase dezassete anos depois
Camarate, Loures, 21 Jan (Lusa) - A primeira pedra da esquadra da PSP em Camarate foi hoje lançada, dezassete anos depois de ter sido anunciada e do projecto ter sido incluído no PIDDAC, quando a autarquia ainda era gerida pela CDU.
Para o presidente da câmara, Carlos Teixeira, a nova estrutura - que conta com uma área de 3.800 metros quadrados de terreno e com uma área de 273.15 metros quadrados de construção - "não vai acabar com a criminalidade", mas vai aumentar "a segurança dos cidadãos".
Em declarações à Lusa, Carlos Teixeira responsabilizou as anteriores gestões da autarquia e da freguesia pelo atraso na concretização da obra, afirmando não haver "critérios para exigência" por parte das duas instituições.
Em 2002, o processo viu novo andamento, com a alteração da funcionalidade do projecto, já no mandato do socialista Carlos Teixeira, mas foi só em 2005, que foi dada a autorização definitiva para a construção da esquadra, tendo o projecto obtido a aprovação na reunião camarária de 15 de Dezembro de 2006.
Em Julho de 2007 foi aberto o concurso público para a execução da obra, que foi consignada em Dezembro do mesmo ano e estará pronta em Outubro ou Novembro deste ano.
Carlos Teixeira revelou ainda que a prioridade agora passa pela construção de uma esquadra da PSP em Loures e de uma nova esquadra da GNR em Bucelas.
Já o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, realçou que o aumento do PIDDAC da PSP em 70 por cento em 2008, integrado na recentemente aprovada Lei de Programação das Forças de Segurança, permitirá à polícia equipar-se melhor em termos informáticos e de viaturas, numa demonstração do "valor que o governo dá à segurança".
MYD.
Lusa/Fim