Primeira pousada histórica do Algarve foi hoje inaugurada
A primeira Pousada histórica do Algarve, situada no antigo Convento da Graça, em Tavira, foi hoje inaugurada naquela cidade, pelo secretário de Estado do Turismo.
A unidade turística, prevista pela ENATUR no caderno de encargos da privatização da gestão da rede que o grupo Pestana Pousadas assumiu em 2003, representa um investimento global de 11,9 milhões de euros.
Considerado no plano de expansão da rede de Pousadas de Portugal, a Pousada da Graça, antigo Convento das Ermitas de Santo Agostinho, fundado por D. Sebastião por volta de 1569, situa-se na colina do castelo, no centro da cidade de Tavira, no local provável da antiga judiaria, destacando-se o claustro Renascentista do século XVI- XVII.
Durante as obras foram descobertos vestígios arqueológicos de origem islâmica, que levaram a alterações no projecto de forma a incluir os achados no edifício, ficando parcialmente visíveis a partir do bar.
O perfil arquitectónico do projecto é de João Sousa Campos e o projecto de interiores foi concebido pela arquitecta Cristina Sousa Uva, que se inspirou na aproximação Algarve/Marrocos.
A funcionar desde 09 de Maio, a Pousada da Graça, dispõe de 36 quartos, sete dos quais duplos, 24 twins e cinco suites, duas piscinas exteriores (uma para adultos e outra para crianças), uma área de salas de reuniões e banquetes, com uma superfície total de 612 metros quadrados, concebida para acolher todo o tipo de eventos, quer sejam empresariais ou privados.
Segundo o presidente do Grupo Pestana Pousadas, José Roquete, a combinação dos traços arquitectónicos com equipamento moderno e actualizado, "permite um ambiente acolhedor e é garante de satisfação completa de diferentes perfis de clientes".
Por seu lado, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, considerou que a abertura da Pousada "é o culminar de um compromisso que o Governo fez com o Grupo Pestana e que envolveu um conjunto de entidades públicas", salientando que, "apesar de ter sofrido resistências, imperou o sentido de responsabilidade e o interesse público".
O Grupo Pestana Pousadas assumiu em Setembro de 2003, a exploração da rede de Pousadas de Portugal por um período de 20 anos, na sequência do processo de privatização da Enatur, proprietária das pousadas, detendo 49 por cento do seu capital social.