Primeiro hipermercado Continente em Angola só deverá abrir em 2014 anuncia Paulo Azevedo
Porto, 13 mar (Lusa) -- O presidente da Sonae SGPS, Paulo Azevedo, afirmou hoje que os primeiros hipermercados Continente em Angola deverão abrir apenas em 2014, salientando que "é um investimento muito importante" onde o grupo não quer "arriscar" muito.
A entrada do grupo Sonae em Angola acontecerá em parceria com a empresária angolana Isabel dos Santos, tendo o projeto de investimento já sido aprovado há mais de um ano pelo conselho de ministros daquele país e apontando-se, então, 2013 como a data prevista de abertura do primeiro hipermercado.
Falando hoje durante a apresentação dos resultados de 2012 do grupo Sonae, Paulo Azevedo apontou, contudo, 2014 como a data "possível" de abertura do primeiro Continente em Angola e justificou a demora do processo com a importância do investimento.
"O Continente [Angola] está numa fase em que estamos a aprender a trabalhar juntos e a discutir os modelos operacionais. É uma atividade que tem que ser muito bem preparada e é natural que demore mais algum tempo", disse.
Considerando tratar-se de um "investimento muito importante" na área de internacionalização da Sonae, Paulo Azevedo salientou que "é dos poucos que têm ainda previsto um montante de capital empregue bastante significativo".
"Portanto, vamos ter sempre muito cuidado e vamos arriscar muito pouco. Confiamos que será possível abrir hipermercados em 2014, mas preferimos que seja em 2015 e bem, do que em 2014 e com uma operação com menor performance. O essencial é as coisas arrancarem bem", sustentou.
Para o desenvolvimento do projeto da Sonae em Angola foi criada uma `joint venture` detida a 51% pela Condis, controlada maioritariamente pela filha do presidente angolano, e a 49% pela Sonae.
O objetivo inicial traçado pelo grupo de Paulo Azevedo era abrir uma rede de quatro a seis lojas Continente em Angola.