Primeiro-ministro espera "solução rapidamente", mas remete futuro do banco para accionistas
Lisboa, 15 Jan (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, disse esperar que o BCP, cujos accionistas elegem hoje a administração, encontre "rapidamente" uma solução, mas afirmou que esta não é uma questão que diga respeito ao governo.
Questionado no final de um encontro com várias autarcas sobre o ensino pré-escolar, em Lisboa, sobre se espera que, com a eleição de hoje, o banco entre numa nova fase de paz, o primeiro-ministro afirmou esperar que "sim", salientando que este é "um assunto que diz respeito à assembleia geral dos accionistas".
"Aos accionistas o que é dos accionistas, à política o que é da política. Não é uma prioridade para a acção política agora pronunciar-se sobre o que acontece num banco como o BCP", disse.
Sócrates afirmou ainda esperar que o banco "encontre rapidamente uma solução que esteja à altura do que são as suas responsabilidades no sistema financeiro português".
O primeiro-ministro falava no dia em que os accionistas do BCP elegem, em assembleia geral extraordinária, a administração executiva do banco, escolhendo entre duas listas candidatas.
Carlos Santos Ferreira, até há pouco presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), deverá ter a sua eleição garantida, já que a eleição da Administração só necessita de metade mais um dos votos emitidos na AG, onde tradicionalmente não está mais de 70 por cento do capital.
A Eureko, com 9,96 por cento, a Teixeira Duarte, com cerca de 6,2 por cento, Joe Berardo, com cerca de 6,82 por cento, a Sonangol com mais de 5,0 por cento, a EDP, com quase 4,5 por cento, além de um conjunto de outros accionistas com participações próximas de 1,0 por cento cada, apoiam Santos Ferreira.
Armando Vara, também vindo da CGD, e Paulo Macedo, já quadro do BCP, são os vice-presidentes propostos nesta lista, completada por Vítor Fernandes (ex-CGD) e Luís Pereira Coutinho, Nelson Bessa Machado e José João Guilherme (quadros do BCP).
A segunda lista candidata à administração do BCP é liderada por Miguel Cadilhe.
SO/JH.