Procura duplicou oferta em emissão de obrigações hipotecárias BCP apesar da crise financeira
O Banco Comercial Português (BCP) fixou as condições de preço para a sua segunda emissão de Obrigações Hipotecárias, no montante de mil milhões de euros, em que as ordens mais do que duplicaram o montante disponível.
O livro de ordens "totalizou mais do dobro do montante da emissão, evidenciando o grande interesse suscitado junto do mercado internacional", refere o BCP.
A emissão foi colocada junto de investidores institucionais, destacando-se com maior peso em termos de distribuição geográfica os mercados alemão, irlandês e francês.
"O sucesso desta operação, apesar da recente turbulência nos mercados financeiros internacionais, vem confirmar as boas condições de acesso do Banco Comercial Português a este mercado de grande dimensão e diversidade de investidores", refere o banco.
A emissão é liderada conjuntamente pelo Barclays Capital, BNP Paribas, Millennium investment banking e UniCredit Group (HVB).
A operação, com um prazo de 7 anos e cuja data de subscrição ocorrerá no próximo dia 29 de Outubro, será efectuada ao abrigo do programa de Covered Bonds do BCP, estabelecido em Junho.
As obrigações hipotecárias proporcionam a obtenção de financiamento com taxas mais vantajosas e prazos mais longos, face a outras alternativas no mercado institucional, e desde que a legislação o permite, os principais bancos portugueses, incluindo o banco estatal CGD, têm recorrido e este tipode financiamento.