Economia
Promotores imobiliários entregam casas aos bancos e fecham empresas
O presidente da Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, confirma que há cada vez mais promotores imobiliários a entregar casas aos bancos, seguindo-se geralmente o fecho da empresa de mediação imobiliária.
Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters
O líder da APEMIP refere que “quando uma empresa entrega os imóveis, que é o seu negócio, ao banco a primeira questão que se põe é o encerramento da empresa”. “Por isso, é que o desemprego tem sido tanto. Nos últimos três meses, em cada dois desempregados um é do setor da construção e imobiliário”, lamenta.
De acordo com o Diário Económico, os quatro maiores bancos privados tinham 3,6 mil milhões de euros em casas entregues por recuperações de crédito, em dezembro de 2012, ou seja, mais 1,47 mil milhões do que no mesmo período de 2011. A maioria dos imóveis entregues já não resultam de incumprimento das famílias, mas sim da incapacidade dos promotores imobiliários de vender os edifícios e assim saldar as suas dívidas com os bancos.