Proprietário diz ter garantia de que fábrica de cogumelos não corre risco devido à A-4

Vila Real, 20 Fev (Lusa) - O proprietário da fábrica de cogumelos que está a ser construída em Vila Real e vai criar 400 postos de trabalho disse hoje ter recebido garantias de que a empresa "não está em risco" devido à construção da Auto-Estrada 4 (A-4).

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Artur Sousa Campos adiantou ter a garantia, por parte da autarquia, que o empreendimento, que tem em construção na zona industrial de Vila Real, "está salvaguardado".

O empresário falou à Lusa após a divulgação de um comunicado da Junta de Freguesia de Constantim, em Vila Real, que alertava para a "destruição da fábrica de cogumelos pela passagem da A-4".

O autarca António Baptista de Carvalho (PSD), no comunicado, lamentou que "não tenham sido" acatadas as propostas apresentadas no decorrer do processo de Avaliação de Impacte Ambiental, realizado em Agosto, para o afastamento do traçado a Norte de Constantim com vista a salvaguardar os postos de trabalho da fábrica, uma zona habitacional e uma zona agrícola junto ao Monte de Santa Bárbara.

A fábrica foi classificada como um Projecto de Interesse Nacional (PIN).

"Neste momento, a Freguesia de Constantim lamenta que, face aos argumentos apresentados, nada tenha sido considerado e o traçado em processo de audição se mantenha exactamente da mesma forma", salientou António Carvalho.

Refira-se que se encontra em processo de audição pública, até 28 de Fevereiro, o traçado da A-4, que vai ligar Vila Real (Parada de Cunhos) até Bragança (Quintanilha).

Contactado pela Agência Lusa, o presidente da autarquia, o social-democrata Manuel Martins, recusou-se, através do seu gabinete de relações públicas, a prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Após a publicação da Declaração de Impacte Ambiental (DIA), em Setembro, o Governo, através da Estradas de Portugal, garantiu um desvio do traçado da A-4 a Sul na zona de Parada de Cunhos, devido aos protestos da população por causa da construção de um viaduto de 2.700 metros que vai também atravessar a Rede Natura 2000 junto à cidade de Vila Real.

Embora informalmente, a Estradas de Portugal terá ainda garantido o desvio do traçado a Norte de Constantim.

Na zona industrial de Vila Real, prosseguem as obras na fábrica de cogumelos, cuja primeira fase, deverá abrir as portas já em Junho.

Artur Sousa Campos referiu que se trata de um investimento de 60 milhões de euros que permitirá a criação de 350 a 400 postos de trabalho.


PUB