PS quer esclarecimentos de Jorge Moreira da Silva sobre contratos de exploração de petróleo

por Lusa

Lisboa, 08 abr (Lusa) - O PS requereu hoje a presença na Comissão Parlamentar de Economia do ex-ministro e vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva, para esclarecer a concessão de um contrato de exploração de petróleo à empresa "Portfuel".

Este requerimento, a que a agência Lusa teve acesso e que foi remetido com "caráter de urgência" à Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, é assinado pelo vice-presidente da bancada socialista Carlos Pereira e pelo deputado do PS Luís Testa, tendo surgido na sequência da emissão de uma reportagem da RTP relativa à exploração de petróleo em Portugal.

De acordo com a bancada do PS, "conforme refere a reportagem da RTP, o anterior Governo assinou um contrato de concessão com a `Portfuel` a dez dias das eleições [legislativas]".

Ainda citando a referida reportagem da RTP, o PS assinala no seu requerimento que essa concessão foi efetuada "a uma empresa sem funcionários, sem experiência e [com] muitos prejuízos, o que não deixa de causar estranheza".

"A reportagem da RTP dá nota de factos que urgem ser esclarecidos por quem, à data deste processo, exercia a tutela sobre esta matéria, no caso o então ministro do Ambiente e da Energia, Jorge Moreira da Silva. Assim sendo, vêm os deputados do PS nos termos das disposições legais vigentes solicitar, com carater de urgência, a vinda à Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas do deputado Jorge Moreira da Silva para prestar os esclarecimentos necessários sobre este tema", lê-se no requerimento do PS.

pub