Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

PSA Peugeot e Fiat Chrysler acordam fusão para criar nova empresa

Está fechado o casamento entre a PSA Peugeot e a Fiat Chrysler, dois gigantes do setor automóvel. Acordo com a promessa de manter de portas abertas todas as fábricas automóveis que pertencem a estas marcas. Num comunicado comum, foi anunciada uma fusão 50/50. Nas próximas semanas será redigido um memorando vinculativo, com mais pormenores. Confirma-se também que o português Carlos Tavares vai ocupar um lugar de referência.

RTP /
Com esta fusão é criado um dos maiores construtores automóveis do mundo Reuters

O grupo francês PSA, fabricante da Peugeot, e a ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA) anunciaram um acordo "por unanimidade". Vai assim avançar a "fusão das atividades dos dois grupos" para criar uma nova entidade com sede na Holanda.

Os acionistas dos dois grupos vão passar a deter, "respetivamente, 50% do capital da nova entidade" partilhando em "parte igual dos benefícios desta fusão", é referido num comunicado conjunto.

O Conselho de Administração será composto por onze membros, cinco dos quais nomeados pela Fiat-Chrysler e outros cinco pelo PSA, incluindo o português Carlos Tavares, como diretor-geral.

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, congratulou-se com "o início das negociações entre os dois grupos", mas prometeu que o Estado, acionista em 12% da PSA, vai continuar "particularmente vigilante" sobre o impacto na indústria francesa.

A fusão entre as duas construtoras será feita sem o "encerramento das fábricas", garantiram as duas sociedades no mesmo comunicado conjunto, no qual precisaram que as sinergias anuais estão estimadas em 3,7 mil milhões de euros.

C/ Lusa
PUB