PSD questiona Governo sobre abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil
Coimbra, 15 fev (Lusa) - Deputados do PSD na Assembleia da República questionaram o Governo sobre a abertura da base aérea de Monte Real, distrito de Leiria, à aviação civil, alegando que a região Centro é a única que não possui um aeroporto.
Na pergunta dirigida ao Ministério do Planeamento e de Infraestruturas, o grupo de 15 deputados, onde se incluem Maurício Marques, Margarida Mano e Fátima Ramos, eleitos por Coimbra, ou Feliciano Barreiras Duarte, José António Silva e Pedro Pimpão (Leiria), alega que a criação de um aeroporto na região Centro "tem sido defendida, desde o final do século passado, por várias entidades".
No texto, a que a agência Lusa teve hoje acesso, os deputados querem saber qual o ponto de situação dos estudos para que a base aérea de Monte Real possa ser usada por voos de baixo custo e se foi levantado "algum problema ao nível de segurança, que impeça a abertura" da infraestrutura à aviação comercial de passageiros.
"Caso não tenha sido levantado nenhum problema ao nível da segurança, o Governo pretende contribuir para tornar possível a abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil?", perguntam os deputados sociais-democratas, pretendendo ainda ser esclarecidos sobre a "opinião" do Governo sobre a importância da base aérea militar receber voos civis.
O PSD quer ainda saber, caso esteja nos planos do Governo socialista a criação de um aeroporto em Monte Real, "qual o horizonte temporal previsto para a concretização desse projeto e em que moldes".
No texto introdutório, os signatários lembram ainda que "na última década, têm sido realizadas várias reuniões envolvendo autarcas, movimentos de cidadãos e empresários defendendo as vantagens da abertura ao tráfego civil da base aérea de Monte Real" e que a Assembleia da República "por várias vezes, mostrou a sua opinião favorável à concretização deste projeto, aprovando projetos de resolução" com recomendações ao Governo nesse sentido.
Os deputados do PSD argumentam também, entre aspetos, que a questão do uso civil da base militar de Monte Real "tem sido abordada como um projeto âncora para toda a região Centro de Portugal", a qual beneficiaria ao nível do desenvolvimento turístico e socioeconómico.