PSP e GNR recebem 146 novas viaturas
A PSP e a GNR receberam hoje um total de 146 novas viaturas num investimento anunciado pelo Ministério da Administração Interna de 2,6 milhões de euros. Na cerimónia de entrega esteve o ministro Rui Pereira que salientou a modernização das forças de segurança, mas passou ao lado da polémica levantada pela Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia por alguns comandos terem de devolver viaturas ainda operacionais.
Esta entrega de viaturas tem como objectivo "modernizar o parque automóvel das forças de segurança" sendo que estes novos carros já vêm equipados com um "kit" que irá permitir o transporte dos detidos em segurança.
Esta cerimónia fica, no entanto, marcada por alguma polémica depois do presidente da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia, Hélder Andrade, ter elogiado a entrega das novas viaturas, mas ao mesmo tempo criticando o facto de alguns comandos terem em troca dos novos carros de devolver viaturas que ainda estão operacionais.
"Alguns comandos do interior do país quando receberem as novas viaturas vão ter que devolver outras", referiu Hélder Andrade justificando a medida da Direcção Nacional da PSP "sem qualquer sentido" uma vez que os carros de patrulha que vão ser devolvidos ainda estão em bom estado.
O ministro no seu discurso não se referiu a esta polémica, mas o porta-voz da PSP já explicou que foi feito recentemente um levantamento das necessidades das esquadras e concluiu-se que era necessário fazer uma "redistribuição equitativa" das viaturas.