PS/Viseu considera futura ligação a Coimbra uma falsa promessa do PSD
Viseu, 17 dez (Lusa) - A concelhia de Viseu do PS considerou hoje que a ligação rodoviária Viseu-Coimbra por autoestrada integra as "falsas promessas do PSD" e lamenta o "paradoxo" de quem se congratula "com coisa nenhuma".
"Este Governo, três anos e meio depois da sua posse, vem dizer uma redundância: a ligação Viseu-Coimbra é prioritária e fica incluída no Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas (PETI3+)", refere a concelhia socialista no comunicado enviado à agência Lusa, com o título, "Ligação Viseu-Coimbra: As Falsas Promessas do PSD".
Na mesma nota, o PS diz-se surpreendido por o presidente da câmara de Viseu, "em nome da maioria, se congratule com uma redundância e, ao mesmo tempo, sinta `mágoa às pinguinhas` pela futura autoestrada vir a ser construída ao mesmo ritmo, às pinguinhas, como se o Governo sofresse de `cistite rodoviária`".
"Infelizmente, nem a esse ritmo, nem a outro, foi assegurada a autoestrada. Só nos foi oferecida -- `de letra` - na campanha eleitoral do atual presidente da câmara de Viseu e, posteriormente, em dose reforçada na moção aprovada na Assembleia Municipal, garantida sem portagens e com financiamento comunitário de 85%", lê-se no comunicado.
O PS lembra que os deputados socialistas questionaram o Governo por o IP3 ser uma infraestrutura prioritária no relatório 2014-2010 do IEVA (Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado) e sobre o cronograma concreto para a construção da autoestrada, com um traçado completamente novo, entre Coimbra e Viseu.
"A resposta é clara: não há cronograma, porque não há autoestrada. Ficaremos com as falsas promessas do PSD, lamentando o `paradoxismo` de quem se congratula com coisa nenhuma e as `pinguinhas de mágoa` do presidente da câmara", conclui o secretariado da concelhia do PS/Viseu presidido por Adelaide Modesto.