PT Inovação promoverá encontro internacional de operadoras no Brasil

A PT Inovação promoverá um encontro internacional, no Brasil, com operadoras que utilizam a sua tecnologia, entre os seus 55 milhões de utilizadores, informou terça-feira o presidente da empresa.

Agência LUSA /

Paulo Nordeste salientou à agência Lusa que uma centena de executivos e técnicos participará do III Encontro de Utilizadores da Plataforma de Rede Inteligente NGIN, entre 19 e 20 de Abril, em Salvador, capital do Estado da Baía.

A tecnologia Next Generation Intelligent Network (NGIN) é actualmente um dos principais marcos da PT Inovoção, pioneira mundial na introdução de cartões pré-pagos para as redes móvel e fixa.

Entre os participantes, estarão representantes das empresas portuguesas TMN e UZO, Vivo (Brasil), Mascom Wireless (Botswana), Meditelecom (Marracos), Unitel (Angola) e da Cabo Verde Telecom.

"Será uma boa oportunidade para a troca de experiências entre as várias operadoras e para apresentação de novos produtos adaptados para redes convergentes que misturam redes fixa e móvel", disse.

"Essas novas tecnologias vão permitir, por exemplo, misturar serviços actualmente oferecidos pela Internet e pelas telecomunicações", salientou o executivo.

Paulo Nordeste está no Brasil para assinalar a conclusão do projecto de uniformização da plataforma tecnológica da Vivo, operadora detida em partes iguais pela Portugal Telecom (PT) e pela Telefónica no Brasil.

Criada em 2003, a Vivo foi resultado da unificação de diferentes operadoras móveis então controladas isoladamente pela PT e pela Telefónica Móviles, que operavam tecnologias distintas.

Há três anos, a operadora luso-espanhola lançou um concurso internacional para escolha de uma empresa para uniformizar essas tecnologias.

Entre as cinco empresas participantes, a PT Inovação foi a escolhida para realização do projecto, agora concluído e que permitirá à operadora Vivo o controlo, em tempo real, do tráfego de seus telemóveis.

PUB