PT lança hoje portal Sapo em Cabo Verde, o primeiro salto para a internacionalização
Lisboa, 15 Abr (Lusa) - O presidente executivo da PT, Zeinal Bava, lança hoje em Cabo Verde, através da participada CVT, o portal Sapo, que terá conteúdos exclusivamente cabo-verdianos, marcando a primeira etapa de internacionalização do conhecido portal português.
Esta é também a primeira visita de Zeinal Bava enquanto presidente executivo a uma das empresas participadas, depois de ter sido nomeado para o cargo a 28 de Março.
A partir de hoje o mercado cabo-verdiano vai passar a ter acesso ao portal Sapo com conteúdos especificamente dirigidos a Cabo Verde, lançamento que contará com uma campanha de publicidade para divulgar os serviços disponíveis em www.sapo.cv.
Este é o primeiro passo de internacionalização do Sapo.
Segundo a operadora, a expansão do Sapo "permitirá à PT assumir um papel mais relevante a nível global como agregadora de conteúdos em língua portuguesa e, como tal, enquanto ponto fulcral de ligação ao mundo de uma comunidade com mais de 250 milhões de pessoas".
O lançamento do portal, segundo a PT, "é a concretização desta aposta com vantagens para os utilizadores, como por exemplo a facilidade de pesquisar conteúdos cabo-verdianos, de produzir conteúdos web 2.0 exclusivamente cabo-verdianos como o Sapo Vídeos, blogs ou as fotos".
Actualmente, o Sapo tem mais de 900 mil utilizadores que diariamente visitam o portal, regista mais de 15 milhões de páginas vistas por dia, 40 pesquisas por segundo e 3 milhões de e-mails todos os dias, segundo dados da empresa.
Presente em Cabo Verde há mais de 12 anos, a PT comprou 40 por cento da CVT, operadora que desenvolvia actividade no negócio fixo, em Dezembro de 1995.
O investimento acumulado da PT desde 1996 ascende a 14 milhões de contos cabo-verdianos (cerca de 130 milhões de euros) e reflecte-se na modernização das infra-estruturas de rede, ligação inter-ilhas e no cabo submarino internacional (fibra óptica) e na instalação de uma rede móvel nacional.
Assim, desde 2006 que a operadora de telecomunicações cabo-verdiana oferece IPTV, ou seja, televisão através da rede fixa, lançamento pioneiro na PT e no continente africano, além de acesso à Internet em banda larga via ADSL (fio de cobre).
"O compromisso da Portugal Telecom é visível ao nível da geração de emprego local e da formação de quadros locais, que hoje lideram os vários negócios do grupo, num total de cerca de 670 empregos, e também na dinamização de vários projectos de carácter social", de acordo com a operadora.
Face aos novos desafios, a CVT irá continuar a apostar nas novas tecnologias, estando em preparação a substituição da rede tradicional por uma rede de nova geração (NGN) e o piloto de evolução para redes convergentes.
Por outro lado, a CVT está a preparar o lançamento de uma rede móvel de terceira geração (3G) e a possibilidade de oferecer banda larga através do telemóvel com tecnologia 3,5, também conhecida como HSDPA, com o apoio da PT.
ALU
Lusa/Fim