PT lança serviço de televisão

A PT Comunicações lança quinta-feira o serviço de televisão sobre Internet (IPTV), no qual já foram investidos dez milhões de euros, afirmando-se como operadora triple-play, a poucos meses da cisão da PT Multimédia, que controla a TV Cabo.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
Investimento DR

"Até agora, as despesas com investimento [capex] com a IPTV rondam os 10 milhões de euros", revelou à agência Lusa fonte oficial do grupo PT.

O lançamento da IPTV permitirá à PT Comunicações (PTC) juntar à oferta de telefone e Internet a televisão por subscrição e converter-se numa operadora triple-play, em vésperas da cisão (spin-off) da PT Multimédia, que detém a TV Cabo.

Na prática, isto significa que os clientes da PT Comunicações (PTC) poderão subscrever uma oferta integrada de voz, Internet e televisão a partir da sua linha telefónica.

O serviço de IPTV, que numa fase inicial cobrirá Lisboa, Porto e Castelo Branco, arranca com 78 canais, mas deverá rapidamente estender-se a 100 canais, disse à agência Lusa fonte oficial do grupo PT.

Entre as funcionalidades do serviço está a possibilidade do cliente escolher os conteúdos que deseja ver, alugar e visualizá-los quando pretende, parar uma emissão em directo e retomá-la no ponto onde ficou ou organizar uma grelha de programação actualizada de todos os canais, destacou a fonte.

Outra novidade é a disponibilização de canais e conteúdos de videoclube (vídeo on demand) em alta definição (True HD).

Em Fevereiro, quando anunciou o lançamento do projecto, o presidente executivo da PTC, Rodrigo Costa, afirmou que a IPTV "é o projecto mais importante da PT Comunicações para os próximos anos".

Num momento em que se prepara o spin-off da PT Multimédia (que deverá ocorrer em Setembro), estas palavras têm ainda maior significado.

É que, a ser bem sucedida, esta operação integrada permitirá à PTC rivalizar directamente com a dona da TV Cabo, contando à partida com a vantagem da voz móvel (através da TMN).

A PTC junta-se assim a outras empresas portuguesas que já têm ofertas triple-play, como a Sonaecom, Cabovisão e Ar Telecom.

PUB