Economia
Quantos litros de água gasta por dia?
"Saberão os consumidores quantos litros de água gastam por dia?". A pergunta é lançada pela EPAL e está relacionada com a alteração na fatura a partir de janeiro. Quatro empresas do grupo Águas de Portugal vão disponibilizar faturas com informação detalhada sobre os litros consumidos. Pretende-se assim consciencializar os clientes para um uso responsável.
A medida não terá "qualquer impacto no valor da fatura", indica a EPAL.
O único objetivo da apresentação dos valores em litros é tornar mais claro para o consumidor a quantidade de água que está a consumir "de modo a que tenha assim uma consciência mais precisa de quanto pode poupar e, desta forma, contribuir para um uso responsável deste bem cada vez mais precioso", indica a empresa em comunicado.
Uma iniciativa de incentivo à poupança, ajudando na gestão de gastos de água no dia-a-dia.
No comunicado enviado à redações, a EPAL revela, por exemplo, que em Lisboa o "consumo doméstico médio diário é de 149,1 litros de água por pessoa".
As alterações nas faturas, que começam em janeiro, serão acompanhadas "de uma campanha de informação e sensibilização" para a poupança no consumo da água.
O presidente da EPAL, José Sardinha, diz em declarações à Antena 1 que a partir de agora é mais fácil fazer contas à poupança.
Iniciativa positiva, mas...
Francisco Ferreira, da Associação Zero, diz que a medida agora anunciada é boa "já que nós, às vezes, não temos facilidade em fazer conversões de unidades". Nesse sentido, "pode ser uma vantagem percebermos esse consumo e até fazermos contas, porque por dia, às vezes não temos noção, são bem mais de 100 litros por pessoa aquilo que acabamos por gastar em casa".
Francisco Ferreira acrescenta no entanto que os dados sobre a quantidade de água que é desperdiçada nos sistemas de distribuição também deviam ser partilhados.
De acordo com este reponsável da Associação Zero, "é normal haver sempre algumas perdas, mas essas perdas devem ser de alguns pontos percentuais e nunca na ordem das dezenas que é aquilo que acontece em muitos casos".