Quase 81 mil pessoas recebem Subsídio Social de Desemprego
Porto, 21 Jan (Lusa) - Perto de 81 mil pessoas receberam em Dezembro de 2008 o Subsídio Social de Desemprego, cujo prazo foi hoje alargado por seis meses, disse à agência Lusa fonte do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social.
A mesma fonte salientou que o Subsídio Social de Desemprego se destina a desempregados que não descontaram o suficiente para a Segurança Social para ter direito ao Subsídio de Desemprego e a beneficiários que atingiram o prazo limite deste último subsídio sem conseguir novo emprego.
O Conselho de Ministros aprovou hoje o alargamento por seis meses do período de pagamento do Subsídio Social de Desemprego.
Segundo a mesma fonte, a previsão do Governo é que este alargamento venha a beneficiar 50 mil pessoas em 2009.
Em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, disse que o custo da medida atingirá os 53 milhões de euros e que o orçamento suplementar já prevê a despesa.
Nas previsões do Boletim Económico de Inverno no início do mês, o Banco de Portugal defendeu, entre outras medidas, "melhorias temporárias das condições e duração dos subsídios de desemprego" para combater a recessão.
Confrontado com o aumento previsto do desemprego para este ano, o ministro das Finanças lembrou que o Executivo procedeu "há pouco tempo a uma alteração do subsídio de desemprego, que compara muito favoravelmente com o dos nossos parceiros", dando a entender que o regime actual será suficiente para responder ao agravamento do desemprego.
FZ/ICO/SF/MMO.
Lusa/Fim