Região Norte TV reforça investimento em 300 mil euros quando assinala dois meses de existência

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 10 Mar (Lusa) - O canal Região Norte TV (RNTV), canal da TV Tel dedicado sobretudo à informação, vai investir 300 mil euros no reforço dos seus meios técnicos e conteúdos numa altura em que assinala dois meses de existência.

O reforço possibilitará criar 10 novos postos de trabalho que irão juntar-se aos 20 já existentes e ao investimento total inicial de 600 mil euros, explicou à agência Lusa o director de Programas do canal, Vítor Fernandes.

Um investimento que, segundo Vítor Fernandes, cumpriu as metas iniciais, tendo o canal passado de uma média de 15 a 20 mil espectadores diários no início das emissões para uma média actual que ronda os 25 a 30 mil.

Nos últimos dois meses "o RNTV emitiu cerca de 1000 horas, 140 horas das quais dedicadas ao `Jornal do Norte`" e 80 a debates sobre "temas de interesse e desenvolvimento da região Norte", contabilizou o director.

Agora, acrescentou Vítor Fernandes, o RNTV quer assumir "um papel de destaque no panorama audiovisual português", tendo por isso apostado num reforço da sua grelha de programação cuja renovação começará ainda hoje.

A nova grelha de programas contará com 3 novas edições do "Jornal do Norte" - às 12:30, 14:30 e 17:30, cada uma das quais com meia hora de duração - sendo mantidas as edições diárias às 19:30, 21:30 e 23:30.

Também as 2 edições alargadas de fim-de-semana continuarão a fazer parte da grelha, a que será acrescentada uma nova edição ao 12:00 com uma hora de duração.

A oferta de informação será ainda intensificada através de um investimento na rede de correspondentes regionais em Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, além de terem sido reforçados os conteúdos desportivos com a inclusão de 4 horas diárias de transmissões de várias modalidades.

Por outro lado, o canal criou um espaço informativo dedicado em exclusivo às crianças, designado como "Cantinho da Cláudia" e apresentado por uma menina de 10 anos que explica, 5 minutos antes do "Jornal do Norte", o que as crianças devem saber nas suas idades.

A programação terá ainda um novo programa - o "Saúde Pública" - a emitir às segundas, quartas e sextas-feiras (reposto ao fim-de-semana) dedicado exclusivamente à saúde.

O RNTV passa ainda a estar, a partir de hoje, disponível na Internet (no site www.rntv.pt ) e, a partir de terça-feira, a ter emissões durante 24 horas por dia.

O RNTV começou a emitir em Janeiro na TV Tel, substituindo na grelha do operador o Invicta TV, do qual Vítor Fernandes era administrador.

Segundo afirmaram no lançamento os responsáveis da RNTV, o canal tem um "perfil regional, que pretende colmatar a actual lacuna de informação sobre o Norte do país", com forte componente noticiosa em formato de noticiário, entrevistas e grandes reportagens".

PMC.

Lusa/Fim


pub