REN anuncia aquisição por 67,5 milhões de dólares de ativos de transmissão de eletricidade no Chile

REN anuncia aquisição por 67,5 milhões de dólares de ativos de transmissão de eletricidade no Chile

A REN anunciou na segunda-feira a aquisição de ativos de transmissão de eletricidade no Chile à MLP Transmisión, empresa controlada pelo grupo Antofagasta, um dos maiores produtores mundiais de cobre, por 67,5 milhões de dólares.

Lusa /

Em comunicado, a empresa detalhou que aqueles ativos se situam no centro-norte do Chile, incluem cerca de 144 quilómetros (kms) de linhas de transmissão e foram desenvolvidos para apoiar a operação mineira da Minera Los Pelambres, uma das maiores minas de cobre do mundo, controlada pelo Antofagasta.

Esta aquisição, detalha-se no comunicado, sucede à da Transmisora de Energía Nacimiento, em abril de 2025, e reforça a presença da REN na transmissão de eletricidade no Chile.

A sua subsidiária no setor da transmissão elétrica no país sul-americano, a Transemel, passa assim a operar cerca de 423 kms de linhas de transmissão e cinco subestações.

No Chile, além da Transemel, a REN possui também 42,5% da Electrogas, que possui e opera um gasoduto de 166 km entre Valparaíso e Santiago.

A aquisição, ainda segundo o comunicado da empresa, enquadra-se no seu plano estratégico que prevê, além do crescimento orgânico no Chile, a execução de aquisições pontuais de ativos.

 

Tópicos
PUB