Renovação com a Nike vale pelo menos 11,1 milhões de euros ao FC do Porto
O FC Porto e a Nike renovaram hoje a sua parceria por quatro anos, o que representa um encaixe de 11,1 milhões de euros para os "dragões", extensivel até 14,8, dependendo da prestação da equipa de futebol.
De acordo com Pinto da Costa, o "excelente entendimento" com a empresa norte-americana que fornece os equipamentos aos "dragões" desde 2000 e os bons resultados alcançados estão na origem da renovação do vínculo.
Num comunicado da SAD portista à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, lê-se que a Nike "será, até 30 de Junho de 2012, o fornecedor exclusivo de equipamentos oficiais do FC Porto em todas as competições".
"Como contrapartida deste acordo, a FC Porto -- Futebol, SAD garante receitas globais de 11,1 milhões de euros, as quais poderão crescer até aos 14 14,8 milhões de euros, dependendo da respectiva performance desportiva durante a vigência do contrato", acrescenta a nota.
Para ambas as partes, representadas pelo presidente portista, Pinto da Costa, e pelo responsável pela Nike na Península Ibérica, Carlos Homedes, é "uma honra" esta parceria tal como a renovação do contrato.
Segundo Carlos Homedes, que falava no auditório do Estádio do Dragão, o FC Porto não é só uma das marcas portuguesas mais valiosas e um dos principais embaixadores do país, como traduz bem o espírito da Nike.
"O FC Porto é um clube guerreiro, com uma massa associativa que o acarinha muito, e que luta sempre de uma forma leal até ao fim cada jogo e disputa os principais troféus do planeta", referiu Carlos Homedes.
Pinto da Costa recordou que o FC Porto é, a par dos ingleses do Manchester, o clube que tem mais presenças na Liga dos Campeões, com 13 em 15, e o segundo com mais vitórias internacionais nos últimos 20 anos, atrás dos italianos do AC Milan.
De acordo com o líder portista, o sucesso do clube fez crescer o interesse nos parceiros que têm o seu nome associado ao FC Porto e também nos que gostariam de integrar e participar na família "azul e branca".
Pinto da Costa, que não revelou verbas, considerou que a parceira estabelecida em 2000/2001 com a Nike "tem corrido bem" e está certo que o contrato hoje renovado no Estádio do Dragão "não será o último".